Notícias

Advogado de Bolsonaro entrega à PF armas que ex-presidente recebeu de presente

O advogado de Bolsonaro, Paulo Cunha afirmou que a legislação é “confusa” em relação a presentes para autoridades e que gerou “problemas para vários presidentes”.

24 Mar 2023 - 20h20 | Atualizado em 24 Mar 2023 - 20h20
Advogado de Bolsonaro entrega à PF armas que ex-presidente recebeu de presente Lorena Bueri

Nesta sexta-feira (24), o advogado de Jair Bolsonaro (PL), Paulo Cunha Bueno, entregou à Polícia Federal as armas que o ex-presidente ganhou de presente de autoridades dos Emirados Árabes.

A entrega das armas foi determinada na última quarta-feira (22) pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o fuzil e a pistola foram entregues a Bolsonaro durante viagem ao país do Oriente Médio em 2019. Paulo disse em entrevista, após a entrega, que Jair não cometeu ato ilícito e afirmou que a legislação é “confusa” em relação a presentes para autoridades e que gerou “problemas para vários presidentes”.

Mais cedo, nesta sexta, a defesa do ex-chefe de executivo também fez a entrega à Caixa Econômica Federal, de joias masculinas que Bolsonaro ganhou do governo saudista e que entraram no Brasil sem serem declaradas à Receita Federal.  Os itens como relógio, caneta, anel, abotoaduras e rosário é da marca de luxo suíça Chopard e são avaliados em R$ 500 mil.



O TCU considera que apenas presentes de pequeno valor, perecíveis e de caráter personalíssimo, como camisetas e bonés, esses em específico podem ser incorporados ao acervo particular de presidentes da República. De acordo com o Tribunal de Contas, objetos de valor, como joias devem permanecer no acervo público da Presidência da República.

Outro conjunto de joias foi retido pela Receita, o kit continha colar, anel, relógio e brincos de diamante e possuíam certificados de autenticidade da Chopard. O jornal O Estado de São Paulo foi quem revelou a tentativa do ex-governo de trazer os objetos sem declará-los a Receita Federal. As peças possuem valores de R$16,5 milhões e seriam um presente do governo Saudita para a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.

As peças foram confiscadas no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Os acessórios estavam na mochila de um assessor do ex-ministro Bento Alburquerque da pasta Minas e Energia que compôs a comitiva do governo federal no Oriente Médio, em outubro de 2021. Bolsonaro afirmou que está recebendo acusações de um presente que não pediu e nem recebeu e negou sobre a ilegalidade das peças, Michelle também afirmou não ter conhecimento dos objetos.

 

Foto Destaque: Fuzil e pistola de Bolsonaro são entregues à Polícia Federal. Reprodução/PF 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo