Notícias

Acompanhe a cobertura da posse do presidente eleito Lula

Acontece neste domingo a cerimônia de posse do presidente Lula e o Festival do Futuro. A cerimônia começa às 14h20, mas os shows do Festival do Futuro começam às 10h. Acompanhe a cobertura da posse.

01 Jan 2023 - 10h20 | Atualizado em 01 Jan 2023 - 10h20
Acompanhe a cobertura da posse do presidente eleito Lula Lorena Bueri

Acontece neste domingo, primeiro de janeiro de 2023, a cerimônia de posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). A festa acontecerá com dois eventos distintos que irão se intercalar: o evento de posse de Lula e o Festival do Futuro.

A cobertura da posse acontecerá nos canais de TV aberta Globo, SBT, Band e Cultura, assim como a TV Brasil, TV Câmara e TV Senado. Na internet, o canal do Partido dos Trabalhadores (PT) no Youtube irá cobrir o evento.

A posse de Lula começa às 14h20 com o desfile do presidente eleito pela Esplanada até o Congresso, onde acontecerá a sessão da posse com discursos do presidente da República e do Congresso, além da leitura e assinatura do termo da posse. Às 16h20, Lula segue para o Palácio do Planalto com o vice-presidente Geraldo Alckmin, onde discursará na Praça dos Três Poderes.

O público na Praça dos Poderes para o discurso de Lula e Alckmin foi limitado para 30 mil pessoas, com a entrada sendo permitida até 12h30.


Programação da Posse de Lula. Divulgação/Twitter


Já o Festival do Futuro não possui público limitado, é esperado que até 300 mil pessoas acompanhem os shows presencialmente, os quais começam às 11h e terminam após às 4h da manhã. O festival contará com 150 artistas que se apresentaram em dois palcos: Palco Elza Soares e Palco Gal Costa, que fazem homenagem as duas perdas que a música e a cultura brasileira sofreram no ano de 2022.

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, cancelou a visita para a cerimônia de posse de Lula. Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional, participará da posse no lugar de Maduro. Ainda não foi divulgado o motivo para o cancelamento.

Suspeita de bomba no Metrô-DF movimentou as forças de segurança de Brasília. Por volta das 10h30 da manhã, equipes do Batalhão de Cães e do Bope começaram as primeiras avaliações do pacote suspeito que foi achado. A Estação Central foi fechada até a conclusão dos procedimentos de segurança. 


Homem é detido com faca e fogos de artifícios na Esplanada dos Ministérios. Divulgação/Twitter


Um homem foi preso por portar uma faca e uma caixa de fogos de artifícios. Segundo as autoridades, o homem viajou do Rio de Janeiro até Brasília para participar da cerimônia, sendo detido durante a revista para entrar no lugar.


Lula, Janja, Alckmin e Lú sobem em Rolls Royce juntos para desfile até Congresso. Reprodução/Twitter


Lula e Alckmin quebraram a tradição e subiram juntos no Rolls Royce para desfile até a Esplanada para a cerimônia de posse. Antes da Cerimônia de Posse, foi feito um minuto de silêncio em homenagem a Pelé e ao Papá Bento XVI.

Às 15h06 Luiz Inácio Lula da Silva é empossado oficialmente. Em seu discurso, Lula anunciou que vai revogar atos feitos no governo anterior, principalmente os que se referem a transparência, meio ambiente e controle de armas, assim como fez a promessa de uma revogação do teto de gasto. 

Lula também fez duras críticas no seu discurso ao governo anterior, sobretudo em relação ao período da pandemia de Covid-19. Lula ligou o grande número de mortos pela Covid-19 se deve "a um governo negacionista e insensível à vida", o presidente também disse que será investigado quem foram os responsáveis por estas mortes.


Lula se emociona ao receber a faixa presidencial. Reprodução/CNN


Representantes de setores significativos são os responsáveis por passar a faixa para o presidente Lula, entre eles estavam: Francisco de 10 anos, morador da periferia, atleta e que sonha em ser o futuro presidente do Brasil; Aline de Souza de 33 anos, catadora desde os 14 anos foi a responsável por colocar a faixa em Lula; Cacique Raoni Metuktire de 90 anos, representante que é símbolo internacional da luta indígena no Brasil; Wesley Viesba Rodrigues, metalúrgico do ABC; Jucimara Fausto dos Santos, cozinheira que participou do movimento na Vigília Lula Livre; Flávio Pereira de 50 anos, artesão que participou do movimento Lula Livre; Murilo de Quadros Jesus de 28 anos, professor de letras; Ivan Baron de 24 anos, influencer da inclusão e da luta anticapacitista. 

Além deles, também participaram Fabiano Trompetista e a cadela Resistência, adotada por Janja e Lula durante a Vigília Lula Livre.

 

Foto em destaque: Acontece neste domingo (1) a cerimônia de posse do presidente Lula. Divulgação/Stuckert.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo