Notícias

Ações urgentes contra mudanças climáticas são necessárias para "futuro habitável" na Terra

Em novo relatório publicado na última segunda-feira (20), o IPCC fez um resumo final do consenso científico dos últimos anos sobre o aquecimento do planeta, mas alerta que ritmo atual das ações globais é ‘insuficiente’.

21 Mar 2023 - 19h48 | Atualizado em 21 Mar 2023 - 19h48
Ações urgentes contra mudanças climáticas são necessárias para 'futuro habitável' na Terra Lorena Bueri

De acordo com o último relatório do Painel Intergovernamental da ONU para as Alterações Climáticas revela que o clima da Europa irá mudar consideravelmente até ao fim do século.

O ser humano provocou um aquecimento global a um ritmo sem precedentes em pelo menos em 2000 anos. A conclusão foi feita através do 6ª relatório do Painel Intergovernamental de peritos em Alterações Climáticas, mais conhecidos como o IPCC. Cidadãos europeus sentiu esta diferença com as ondas de calor, por exemplo. O IPCC confirma um aumento na intensidade e frequência de eventos de calor extremo e secas em simultâneo.

O relatório divulgado na última segunda-feira (20) não trouxe novos estudos, mas sim um resumo final do conteúdo dos seis últimos relatórios elaborados pelo IPCC, conhecido mundialmente como a fonte mais segura e confiável de informações sobre as mudanças climáticas.


Usina. (Foto: Reprodução/Um só planeta)


No relatório, cientistas alertam que ainda há esperança para a ação global frente à estabilização da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Para evitar o colapso climático ainda é necessário fazer outras mudanças.

“Este Relatório Síntese ressalta a urgência de tomar medidas mais ambiciosas e mostra que, se agirmos agora, ainda podemos garantir um futuro sustentável habitável para todos”, disse HoeSung Lee, presidente do IPCC.

Entre as principais conclusões, o relatório, que tem mais de 90 autores, pontua também que existem várias opções viáveis e eficazes para o ser humano se adaptar a essas mudanças climáticas e reduzirmos globalmente as emissões de gases poluentes.

O IPCC relembra também que esse desafio fica cada vez maior, pois as demandas vistas como fundamentais para que o aquecimento não ultrapasse o limite de 1,5ºC até o fim do século vêm sendo implementadas num ritmo considerado insuficiente pelos integrantes do painel.

Segundo os atuais cálculos do IPCC, é preciso reduzir as emissões globais pela metade até 2030 (48%) e até 99% até 2050. Um futuro resiliente e habitável ainda está disponível para o homem mas as medidas certas devem ser aplicadas agora.

Foto Destaque: Manifestação do 'Fridays For Future' em Berlim. Reprodução/AP Photo/Michael Sohn

VEJA TAMBÉM

Inter vence o Grêmio de virada com gol de pênalti nos acréscimos Lorena Bueri

Inter vence o Grêmio de virada com gol de pênalti nos acréscimos

Gre-Nal 441, Intenacional vence o clássico Gaúcho por 3x2. Com o triunfo o time Colocado asume a liderança do Gauchão com 25 pontos.
Jair Bolsonaro fala em pacificação e não cita STF durante manifestação em São Paulo Lorena Bueri

Jair Bolsonaro fala em pacificação e não cita STF durante manifestação em São Paulo

Compareceram no evento, além do pastor Silas Malafaia, autoridades políticas como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), além de outros políticos e demais apoiadores de Bolsonaro
Petrobras anuncia a inauguração da nova plataforma: o Navio Duque Caxias Lorena Bueri

Petrobras anuncia a inauguração da nova plataforma: o Navio Duque Caxias

A Petrobras divulgar data de inauguração da nova plataforma para extração de petróleo com um diferencial em recolher os biomateriais e preservar o meio ambiente.
Catar mediará encontro para acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas, segundo autoridades egípcias Lorena Bueri

Catar mediará encontro para acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas, segundo autoridades egípcias

Novas tentativas de cessar-fogo serão discutidas no encontro que acontecerá no Catar, uma das principais reivindicações das autoridades israelenses é a libertação de reféns
Flamengo domina clássico contra o Fluminense e garante vitória no Maracanã Lorena Bueri

Flamengo domina clássico contra o Fluminense e garante vitória no Maracanã

Com o resultado, o Rubro-Negro mantém boa fase e se consolida na primeira posição da tabela
Bottega Veneta: Bruna Marquezine se destaca na primeira fila do desfile Lorena Bueri

Bottega Veneta: Bruna Marquezine se destaca na primeira fila do desfile

Com o desfile em Milão, a atriz brasileira foi uma das convidadas da grife italiana. Além de Bruna, A$AP Rocky, Salma Hayek Pinault e François-Henri Pinault presenciaram a coleção dramática
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo