A acne, bastante comum na adolescência, também pode surgir e continuar na vida adulta, sendo por causas diferentes e requer outros tipos de tratamentos. O quadro está ligado a questões hormonais, como o estímulo inadequado dos receptores de hormônios, como a tireoide.
“A acne adulta – que afeta mulheres a partir dos 20 anos até por volta dos 50 anos – não têm relação com a acne vulgar da adolescência. O quadro é caracterizado por lesões nodulares císticas, muitas vezes doloridas, que perduram por sete a dez dias. Elas aparecem na região do queixo e lateral das bochechas, podendo também estar presentes na linha de implantação do cabelo. A visita ao médico é fundamental para tratar o problema”, explica o dermatologista Daniel Cassiano.
acne adulta (Foto:Reprodução/Getty Images)
Outro fator que também contribui para o surgimento da acne adulta é o estresse, que é uma das principais causas que podem estimular o aumento do cortisol e adrenalina. “Os hormônios do estresse induzem uma reação inflamatória. Por isso, quase sempre esse tipo de acne apresenta um indicativo de desconforto, com hipersensibilidade local e após três dias, em média, surgem os comedões inflamatórios – que estão relacionados ao período pré-menstrual, uso de contraceptivos de uso via oral ou na forma de adesivos ou ainda dispositivos intrauterinos”, comenta o dermatologista.
Devido a essas alterações hormonais, há um aumento de estímulo sobre as glândulas sebáceas com superprodução de sebo, ocasionando a proliferação de bactérias causadoras da acne. Além disso, o uso de maquiagem incorreta pode causar obstrução dos poros, piorando o quadro.
Os nossos hábitos e estilo de vida também pode ocasionar acne, como o consumo exagerado de gorduras trans e saturadas e alimentos com alto índice glicêmico, pois esses alimentos provocam inflamação no organismo.
O tratamento caseiro para a acne inclui sabonetes calmantes à base de extratos anti-inflamatórios, duas vezes ao dia, e à noite, o uso de produtos à base de vitamina A ácida, ou ácido salicílico, clindamicina e peróxido de benzoíla, em dias alternados. Pela manhã, o médico orienta usar géis leves com ação calmante e cicatrizante.
Nas clínicas, os tratamentos incluem diversos tipos de peelings, microagulhamento ou lasers para melhorar o aspecto da pele.
Foto destaque: acne adulta.Reprodução/Getty Images