Notícias

Ação liberada para julgamento pode tornar Bolsonaro inelegível

Corregedor da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, autorizou processo para julgamento. Apreciação do caso no Tribunal aguarda por uma data marcada pelo ministro e presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

01 Jun 2023 - 22h48 | Atualizado em 01 Jun 2023 - 22h48
Ação liberada para julgamento pode tornar Bolsonaro inelegível Lorena Bueri

Foi liberado para julgamento, nesta quinta-feira (1º), um dos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), motivado pela acusação de abuso de poder político, com potencial de torná-lo inelegível. A decisão para que o processo seja julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves.

Na ocasião, Gonçalves detalhou os procedimentos que ocorreram no período investigado. O próximo passo é que o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, marque uma data para o julgamento.

O processo em questão foi protocolado a partir de um questionamento do PDT, ao levantar a suspeita de que Bolsonaro se aproveitou do então cargo de Presidente da República para descredibilizar o sistema eleitoral, sem apresentar provas, durante uma reunião com embaixadores no Palácio do Planalto, em julho de 2022.

O julgamento vai acontecer sob nova composição de ministros do TSE, após a recente posse dos advogados André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques. A expectativa é de que o processo seja julgado a partir das duas últimas semanas deste mês, já que Moraes não incluiu o assunto na agenda com os processos que serão apreciados entre o dia 6 e 13, no Tribunal.


Ministro Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução/Evaristo Sá/AFP)


No caso de inelegibilidade, Bolsonaro ficaria impedido de se candidatar a um cargo eletivo nos próximos oitos anos. Os advogados do ex-chefe do Executivo afirmam, nas alegações finais do processo, que Bolsonaro abordou o assunto de forma legítima e que as suas falas respeitaram o limite da liberdade de convicção pessoal.

Já os advogados do PDT, Walber Agra e Ezikelly Barros, consideram que houve uso indevido do poder político na postura de Bolsonaro em reunião com os embaixadores. Além de também considerarem antidemocrático todos os acontecimentos posteriores a ocasião, por exemplo os atos do dia 8 de janeiro de 2023 e a contestação do resultado das eleições presidenciais pelo Partido Liberal (PL), partido do candidato e atual presidente, na época.

 

Foto Destaque: Jair Bolsonaro. Reprodução/Chandan Khanna/AFP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo