Açaí e seus benefícios para a saúde

Maycon Jonas - Publicado 26 de Oct de 2020 às 19:10
0 Comentarios

O açaí é uma típica fruta brasileira que está conquistando o mundo pelo seu sabor natural.Tanto a musica do Djavan " Açaí ", gravada no disco Luz de 1982, como a fruta, nos remete aquilo que é belo e apreciado por muitos brasileiros.

O açaí é um verdadeiro arsenal de nutrientes, contendo vitaminas (A, E, D, K, B1, B2, C), minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro), aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais. De acordo com o site Minhavida.com, antes de ser processado, o fruto de açaí possui cerca de 65 calorias a cada 100g. O problema é quando ele é transformado em polpa. 

Portanto, na sua forma natural o açaí não causa tanto impacto no peso, "já que é rico em fibras e possui somente o açúcar natural da fruta. Já o açaí batido na tigela, sua forma mais popular, deve ser consumido com moderação, pois na maioria das vezes já possui em sua composição ingredientes como açúcar, xarope de guaraná ou xarope de milho", completa Cyntia Maureen, nutricionista e consultora do site Superbom.

Sobre o açaí, a nutricionista do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, Rossana Gibson diz: "É um alimento que além de nutrir, pode agir em outros benefícios para a saúde. Ele reduz o colesterol e tem uma grande composição de gorduras mono e saturada. E isso é importantíssimo para baixar o colesterol ruim. Então ele ajuda nas doenças cardiovasculares, ele tem uma propriedade muito importante com anti-inflamatório, você ajuda a combater diarreia, a combater alguns tipos de câncer, a prevenção. Então ele tem vários nutrientes que transforma ele, como ultimamente ele tem se chamado, em uma superfruta” explica.

Leia mais: Redes sociais e sua influência nos transtornos alimentares


Açaí, fruta natural da região norte do Brasil (Foto: Reprodução/Frutasbrasileiras)


Principais benefícios do açaí

A ação principal do açaí é de antioxidante. Este efeito antioxidante é responsável pela ação anti-inflamatória e da melhora do perfil lipídico (aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim). Além desse, há outros diversos beneficios que o site Beleza e saúde listou. Veja:

. A prevenção de doenças. Esses mesmos antioxidantes também melhoram a sensibilidade da insulina e reduzem a pressão arterial. Tudo isso ajuda muito na prevenção de doenças cardiovasculares.

. O açaí é altamente energético e rico em vitamina E, cálcio, magnésio e potássio. É uma fruta que fornece mais energia e disposição ao corpo, sendo interessante para praticantes de atividades físicas.

. O açaí ainda contém gorduras monoinsaturadas, que, ao contrário do que pode parecer, são ótimas para a saúde — principalmente para o cérebro. As antocianinas e proantocianidinas também ajudam a prevenir a Doença de Alzheimer.

. O açaí  é ótimo para quem sofre de constipação (prisão de ventre). Sempre que consumir alimentos ricos em fibras, é importante aumentar o consumo de água também, pois a hidratação é fundamental para o ‘amolecimento’ do bolo fecal e melhor funcionamento do intestino.

. O seu sistema digestivo pode se manter limpo, pois um dos benefícios do açaí é que ele pode contribuir para a desintoxicação de seu corpo, principalmente por que o fruto contém fibra dietética. Esse efeito pode ser ainda mais significativo se for consumido junto a outros alimentos também ricos em fibras.

. O efeito antioxidante também contribui para a capacidade de diminuir ou reverter processos semelhantes ao envelhecimento ou danos oxidativos. Afirma-se inclusive que a quantidade de antioxidantes contidas no açaí pode ser até duas vezes maior que a quantidade oferecida pelos mirtilos (blueberries). Esta está entre as propriedades do açaí mais famosas e o motivo de ser considerado um superalimento.


O que é ?

Segundo o site Tua Saúde, o açaí, também conhecido como juçara, é um fruto que cresce nas palmeiras da região amazônica na América do Sul, atualmente sendo considerado um superalimento por ser uma fonte calórica, rica em antioxidantes e nutrientes com poder anti-inflamatório. Este fruto é parecido com a uva de cor roxa e o nome científico é Euterpe oleracea.

O açaí é uma pequena fruta arredondada, de coloração escura, variando entre o roxo e o preto, que possui um pequeno caroço e pouca polpa. O fruto é encontrado em cachos; cada tronco do açaizeiro produz até quatro cachos da fruta.
A fruta também é encontrada em outros países próximos do Brasil, como Venezuela, Colômbia, Equador e Guianas.

 

(Foto Destaque: Açaí e seus benefícios para a saúde. Reprodução/Oglobo)










 

Deixe um comentário