Saúde

ANS determina que planos de saúde devem cobrir o teste para varíola dos macacos

ANS determina que planos de saúde devem cobrir o teste para a monkeypox. Em território brasileiro, a comorbidade já contabiliza 7.019 casos e duas mortes

21 Set 2022 - 09h36 | Atualizado em 21 Set 2022 - 09h36
ANS determina que planos de saúde devem cobrir o teste para varíola dos macacos Lorena Bueri

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu o teste para diagnóstico da varíola dos macacos no rol de procedimentos cobertos por planos de saúde privados. Tal medida consta em nova resolução normativa aprovada na segunda-feira (19). 

Endêmica em regiões da África, a varíola dos macacos (também chamada de monkeypox) tornou-se preocupação sanitária por causa de sua disseminação em diversas nações.

No Brasil, por exemplo, os casos da comorbidade chegam a 7.019 e as mortes pela mesma são duas. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (20) pelo Ministério da Saúde.


Post sobre os sintomas da varíola dos macacos. (Reprodução/Twitter @minsaude)


De acordo com informações da CNN Brasil, os planos terão que cobrir os testes dos beneficiários acompanhados de indicação médica. O citado site explica que o exame é feito a partir de amostras de fluidos coletados das lesões presentes na pele. Tais análises poderão permitir a detecção do vírus causador da doença.  

Inclusive, a ANS divulgou uma nota explicando que a incorporação do teste integra o processo dinâmico de revisão do rol (no ano de 2022, foi modificado 12 vezes) garantindo uma cobertura obrigatória de 11 procedimentos e 20 medicamentos.  Em 2021, alterações no processo de atualização foram aprovadas (até então, a lista só era renovada a cada dois anos).  

Por causa dessa mudança, a área técnica da ANS (responsável por avaliar diversos critérios como os benefícios clínicos comprovados) passou a analisar de forma contínua as propostas.

Na nota divulgada pela ANS, é exposto o porquê da decisão: “A inclusão do exame complementar na lista de coberturas obrigatórias foi feita de forma extraordinária, diante do cenário da doença que, atualmente, põe o Brasil entre os seis países com o maior número de casos confirmados em todo o mundo”

Para quem não sabe, existem duas cepas da varíola dos macacos, sendo que uma é mais letal (taxa de letalidade até 10%) e é endêmica na Bacia do Congo, e a outra (com taxa de 1% a 3%) que é normal na África Ocidental e está sendo encontrada, no surto de 2022, em outros países.

Essa última, conforme a CNN Brasil, geralmente é responsável por causar quadros clínicos leves e é provocada pelo chamado poxvírus do subgrupo orthopoxvírus, bem como a varíola humana, já erradicada no território brasileiro em 1980.

Quanto à proliferação do vírus, sua transmissão acontece por contato direto (por exemplo, beijos e abraços) ou através de feridas infecciosas ou secreções respiratórias. O veículo de comunicação evidencia que o tempo de incubação do vírus pode variar de 5 a 21 dias. No caso dos sintomas, o que é normal é a presença de erupções e nódulos dolorosos na pele do paciente e, além disso, pode haver febre, calafrios, fraqueza, dores de cabeça e musculares.  

Foto Destaque: ANS decide que planos de saúde devem cobrir teste de monkeypox. Reprodução/Twitter @tribunadonorte. 

VEJA TAMBÉM

Em descoberta rara, dente de megalodonte é encontrado em praia da Flórida Lorena Bueri

Em descoberta rara, dente de megalodonte é encontrado em praia da Flórida

A aposentada Beth Orticelli encontra um dente de megalodonte, um tubarão pré-histórico, durante um passeio na praia de Venice, na Flórida, uma descoberta considerada uma ‘anomalia’ pelo Museu da Flórida.
Primavera Sound: Marisa Monte homenageia Rita Lee ao lado de viúvo Roberto de Carvalho Lorena Bueri

Primavera Sound: Marisa Monte homenageia Rita Lee ao lado de viúvo Roberto de Carvalho

Marisa subiu ao palco da Primavera Sound cantando clássicos de seu repertório e homenageou a cantora Rita Lee com singles que marcaram gerações, deixando o público nostálgico com cada canção
Descobertas potenciais de Cândido Portinari são restauradas em celebração ao seu 120º aniversário Lorena Bueri

Descobertas potenciais de Cândido Portinari são restauradas em celebração ao seu 120º aniversário

Obras inéditas do artista são restauradas em sua antiga residência, agora sendo um museu e centro de pesquisa, mantendo o legado do renomado artista brasileiro
Alerta máximo em Maceió: mina pode colapsar a qualquer momento Lorena Bueri

Alerta máximo em Maceió: mina pode colapsar a qualquer momento

Desastre ambiental é consequência de extração predatória feita pela empresa Braskem, e já afetou mais de 55 mil pessoas na região
Futuro dos hologramas: avanços indicam uma revolução tecnológica no horizonte Lorena Bueri

Futuro dos hologramas: avanços indicam uma revolução tecnológica no horizonte

A criação de um zoológico holográfico na Austrália deu início a uma nova era para os hologramas, que também está sendo aplicada em ramos de pesquisa e moda
Governo brasileiro demonstra preocupação com disputa territorial envolvendo Guiana e Venezuela Lorena Bueri

Governo brasileiro demonstra preocupação com disputa territorial envolvendo Guiana e Venezuela

Guiana e Venezuela disputam território de Essequibo, o que gera preocupação para o governo brasileiro. O presidente Lula faz pronunciamento sobre o conflito
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo