Beleza

A revolução dos cabelos grisalhos: símbolo de liberdade ou uma nova prisão?

A revolução do cabelo grisalho, trouxe um novo modelo de beleza. Se antes era considerando um ato desleixado, agora é visto como algo "libertador". Essa nova beleza é recente no Brasil, e muitas mulheres são criticadas ao assumir os cabelos brancos.

26 Fev 2022 - 13h31 | Atualizado em 26 Fev 2022 - 13h31
A revolução dos cabelos grisalhos: símbolo de liberdade ou uma nova prisão?   Lorena Bueri

Antes da revolução dos cabelos brancos, eles eram sinônimo de “desleixo”, uma escolha de mulheres pouco vaidosas e que não se importavam com a aparência. Após a pandemia isso mudou radicalmente, já que durante o vírus da covid-19, os salões de beleza ficaram fechados, impossibilitando as mulheres de retocar a raiz do cabelo.

Depois de dois anos de isolamento, grande parte das mulheres assumiram seus cabelos brancos, provando que essa decisão não as torna menos vaidosas e sensuais.

Muitas mulheres são questionadas do motivo pelos quais não pintam o cabelo, e isso faz com que elas se tornem “prisioneiras” das tintas, pois se sentem pressionadas pela sociedade. Com a chegada dessa nova tendência dos cabelos grisalhos, a “liberdade” de assumir os brancos, também trouxe novos questionamentos “Por que você pinta o cabelo?”. 

Esse novo modelo de beleza é recente no Brasil, por isso, muitas mulheres ainda são criticadas quando assumem seus cabelos brancos. Isso acontece porque apesar de os discursos e comportamentos terem mudado, os valores culturais ainda permanecem. No Brasil o cabelo sempre foi um símbolo de feminilidade e sensualidade.


O cabeleireiro Abner Matias, dá dicas de como fazer a transição para os cabelos grisalhos (Reprodução/Youtube)


Em um depoimento encontrado pela revista Vogue, uma mulher expressa esse conflito “Até a pandemia começar, minha irmã me atormentava com cobranças: ‘Por que você não pinta o cabelo? Quer ficar uma velha decrépita? Você se aposentou como mulher?’ Ela não deixava um milímetro de raiz branca, dizia ser coisa de mulher sem vaidade, desleixada e velha.”

Com a pandemia, a irmã começou a ver muitas celebridades que pararam de pintar o cabelo e passou a achar fios grisalhos lindos. “Agora, veja só, ela que não deixava um só fio branco, começou a cobrar das amigas que pintam o cabelo, dizendo que as mulheres têm que se livrar dessas pressões da juventude, que o cabelo branco é muito mais elegante. Ela passou a tratar as mulheres que tingem o cabelo como traidoras do movimento de libertação feminina, pois elas não assumem que estão envelhecendo. De qualquer lado que estiver, ela está sempre tentando aprisionar as escolhas femininas a partir das suas próprias”.

Com isso, é possível chegar à conclusão que cada mulher que se liberta, liberta muitas outras. Mas, é importante lembrar que cada uma tem sua própria escolha, as mulheres não podem se tornam prisioneiras de novas prisões.

Foto Reprodução: Cabelo branco está na moda. Reprodução/ShvetsProduction/Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo