Saúde

A relação entre os animais o bem-estar humano

Os animais não são apenas companheiros inseparáveis dos humanos como também são essenciais para a sua saúde e prevenção de doenças, saiba mais sobre os benefícios do convívio com animais.

3 min de leitura
09 Ago 2022 - 21h48 | Atualizado em 09 Ago 2022 - 21h48

Quem tem um animalzinho de estimação sabe como eles são capazes de amar seus tutores e ajudam a melhorar o bem-estar e trazer felicidade à casa, em especial para as crianças.

Além dos benefícios mais emocionais de se ter um companheiro animal, eles também trazem benefícios físicos à nossa saúde.

A interação com animais relaxa o corpo, o que ajuda na redução da produção do cortisol - hormônio relacionado ao estresse - ao mesmo tempo em que estimula a presença de outros hormônios ligados a sensações de bem-estar e prazer.

De acordo com pesquisas recentes, contar com a companhia de um animal de estimação ajuda a diminuir a ansiedade e reduzir o risco de doenças cardiovasculares, melhorando também a função pulmonar, sendo amplamente indicado para pessoas com depressão e ansiedade e problemas respiratórios.


Crianças também são fortemente beneficiadas com o convívio com animais (Foto: Reprodução/Leiturinha)


No caso dos gatos, o seu ronronar, que é um tipo de comunicação felina possui uma frequência que atua de forma terapêutica.

Além dos benefícios diretos, o contato com animais também traz benefícios indiretos à saúde como, por exemplo, estimular a prática regular de exercícios físicos, uma vez que pessoas que possuem animais de estimação estão mais propensas a passear diariamente com eles, ajudando a sair do sedentarismo, responsável por uma série de graves doenças.

Quando se trata de crianças esses benefícios são ainda maiores, pois ter um PET ajuda o pequeno a desenvolver um senso de responsabilidade, empatia, compreensão de sentimentos, autoestima e ajuda no desenvolvimento intelectual e social da criança.

Para crianças especiais, que possuem autismo por exemplo, o contato com animais pode ser bastante importante para compensar déficits sensoriais, atuando também como agente desenvolvedor de habilidades sociais, sensibilidade sensorial, motivação, evita distrações e estimula o foco, bem como evitar comportamentos danosos, como sedentarismo e agressividade.

 

Foto Destaque: Convívio com animais pode ajudar a tratar e prevenir uma série de doenças (Foto: Reprodução/Psicólogo e Terapia)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo