Esportes

A partir de 2023, Libertadores e Sul-Americana terão VAR em todas as fases

Até agora, o método era usado apenas a partir das oitavas de final. O primeiro torneio internacional de clubes a usar o VAR, foi a Copa Libertadores em 2018.

11 Out 2022 - 22h29 | Atualizado em 11 Out 2022 - 22h29
A partir de 2023, Libertadores e Sul-Americana terão VAR em todas as fases Lorena Bueri

A partir de 2023 não tem mais desculpa, todas as fases da  Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana terão VAR. A decisão foi tomada nesta terça-feira (11/10), durante uma reunião do Conselho no Paraguai, pela Copa Libertadores da América (Conmebol). O encontro contou com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Até este ano, as duas competições começaram a utilizar a tecnologia apenas a partir das oitavas de final. Mas a partir de 2023 em diante, o VAR também será aplicado durante os mata-matas prévios às fases de grupos. Além disso, ele também será utilizado nos jogos da Recopa Sul-Americana.

Dois clubes brasileiros solicitaram formalmente à Conmebol usar a tecnologia desde o início dos campeonatos (fase de grupos): o primeiro a fazer a solicitação foi o América-MG, e logo em seguida o  Atlético-MG reforçou o pedido feito anteriormente. 

Durante a reunião desta terça-feira, foi avaliado pelo Conselho da entidade que existem condições para instalação do VAR em todos os estádios que podem receber partidas dos campeonatos em 2023 (Libertadores e da Sul-Americana).

O primeiro torneio internacional de clubes a usar o VAR, foi a Copa Libertadores em 2018. Além disso,  os áudios e vídeos com os diálogos entre a cabine do VAR e os árbitros de campo, também estão sendo publicados desde 2020.


Solicitações a Conmebol 


''O Atlético informa que vai defender junto à Conmebol que, já no próximo ano, a Libertadores conte com o VAR em todas as suas etapas'', afirmou o clube em um comunicado nas redes sociais. 

Após gol irregular do Galo marcado por Ademir durante clássico, Sérgio Coelho, presidente do Atlético Mineiro, enviou um ofício à Conmebol solicitando o VAR, a partir da fase de grupos. No comunicado divulgado, o Atlético-MG afirmou que irá recorrer à Conmebol para pedir a presença da tecnologia em todos os jogos da competição a partir de 2023. Já que na atual temporada, o regulamento prevê presença da arbitragem de vídeo apenas a partir das oitavas de final.

Foto destaque: Logo Conmebol. Fonte: Reprodução/Site Conmebol.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo