Colunista

A importância de se ter um fundo de emergência ao investir

Se você é investidor e não possui um fundo de emergência, corre altos riscos no mercado! Veja o que você pode fazer.

15 Set 2022 - 11h24 | Atualizado em 15 Set 2022 - 11h24
A importância de se ter um fundo de emergência ao investir Lorena Bueri

As reservas para contingências, também chamadas de fundo de emergência, são um recurso necessário para qualquer investidor.


Sem ele, você está correndo muito risco e pode ter que abandonar a operação. Uma reserva de contingência é dinheiro que você segrega do seu capital investido. No caso improvável de que algo inesperado aconteça, você pode pagar por isso. Isso pode incluir qualquer coisa que impeça você de ganhar dinheiro por um período de tempo, como problemas de saúde, renda abaixo do esperado ou outras circunstâncias imprevistas.


Assim, esse fundo pode ser interpretado como a quantidade necessária para ajudá-lo em tempos difíceis. Todo mundo passa por dificuldades em algum momento da vida. Então é sempre melhor estar preparado. Na matéria de hoje, você verá como fazer isso!


Fundo de emergência

Quando você não possui um fundo de emergência, você corre o risco de perder todo o estilo de vida que você vive hoje. Pior ainda é cair na armadilha de empréstimos que carregam juros astronômicos e te colocam em um parcelamento que parece nunca ter fim.

Isso vai depender de suas despesas mensais. Recomenda-se reservar um valor que cubra de 6 a 12 meses. Obviamente, se você tem muitas despesas variáveis, é difícil fazer as contas, mas note alguns gastos que com certeza você deve anotar e ter ciência dos valores:

• Supermercado;
• Combustível/transporte;
• Dívidas contraídas (incluindo cartões de crédito);
• Restaurantes, bares e lanchonetes;
• Viagem de lazer.


Mas afinal, onde posso guardar meu dinheiro?

Como você verá a seguir, existem outros investimentos que são tão seguros e mais rentáveis quanto a poupança. Melhor manter seu dinheiro e continuar crescendo do que apenas mantê- lo, não é?

Selic
O Tesouro Selic são títulos públicos de renda fixa emitidos pelo governo federal. Na prática, é como se você estivesse emprestando dinheiro para financiar áreas como saúde, educação e infraestrutura. Em troca, você receberá uma renda igual à própria taxa Selic.


CDB
Um certificado bancário com liquidez diária também é uma boa opção. A sua rentabilidade é próxima ou superior ao CDI (Certificado de Depósitos Interbancários) e pode ser liquidada no próprio dia.


LCI e LCA
Letras de crédito imobiliário (LCI) e letras de crédito do agronegócio (LCA) são títulos de renda fixa do setor privado. O princípio de funcionamento e rentabilidade são semelhantes ao CBD.


De qualquer forma, o fundo de emergência é essencial para qualquer investidor! Sempre invista com segurança!

Foto Destaque: Reprodução.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo