Bem Estar

A importância da dieta no tratamento do câncer

Foi divulgado um estudo validando a influência dos tratamentos de câncer para com a alimentação, onde é revelado o surgimento de efeitos colaterais durante ou após o procedimento.

09 Mar 2022 - 11h07 | Atualizado em 09 Mar 2022 - 11h07
A importância da dieta no tratamento do câncer Lorena Bueri

Muitos acreditam que a escolha de um alimento pode auxiliar na prevenção ou superação de um câncer; porém, não é do conhecimento de muitas pessoas que para um grande percentual das pessoas atingidas pela doença, o processo de combate acaba gerando efeitos colaterais que complicam a alimentação do paciente.

Uma revisão feita pela Academia Americana de Nutrição e Dietética, baseada em 25 estudos diferentes sobre o tema, concluiu que o paladar dos pacientes foi afetado durante ou após o procedimento de tratamento.

Os pacientes que passaram pela radioterapia apresentaram essas alterações em um período de até 1 ano após as sessões; já os pacientes que passaram pela quimioterapia, os sintomas permaneceram por mais de seis meses. Esse procedimento ao afetar o paladar do paciente, pode gerar perda de apetite e jogar o indivíduo na linha da desnutrição.

Segundo Gabriela Vilaça, nutricionista do Instituto Nacional de Câncer (Inca), essas reações são mais comuns na radioterapia, em principal, quando é direcionada para o tratamento de tumores na região da cabeça ou pescoço. E, devido a aplicação da radiação ser local, as células da cavidade bucal são prejudicas, gerando, assim, a perda do paladar por um período.


O suporte da dieta alimentar para a prevenção do câncer (Foto: Reprodução/Drauzio Varella)


Um estudo realizado pela parceria entre o Inca e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de Groningen (Holanda), foi realizada com o total de 4783 pacientes passando por esse cenário, e foi constatado que 45% dos pacientes estudados estavam com suspeita ou um quadro de desnutrição, e 12% já apresentavam um quadro grave de desnutrição.

O Inca desenvolveu o “Guia de Nutrição para Pacientes e Cuidadores” para orientar pessoas que estão passando por esse processo. Contudo, há medidas capazes de auxiliar durante e após o procedimento, evitando o paciente a perder o prazer de se alimentar. Os temperos se tornam a principal aposta dos especialistas, pois eles aguçam o paladar e ajudam a combater náuseas e enjôos.

“Podemos estimular a sensibilidade do paladar com balas de menta, hortelã ou algumas gotas de limão antes da refeição”, disse Marcelo Cruz, oncologista no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo.

 

Foto Destaque: Dieta para auxiliar no câncer. Reprodução/Tomás Arthuzzi/SAÚDE é Vital.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo