Bem Estar

A cafeína pode não ser a melhor aliada para o seu treino. Saiba o porquê:

Cris Perroni, nutricionista esportiva, faz uma alerta e conta que a combinação da cafeína no decorrer de treinamentos e provas pode afetar negativamente o desempenho.

3 min de leitura
08 Fev 2022 - 09h50 | Atualizado em 08 Fev 2022 - 09h50

Ao mencionarmos atividades físicas e suplementação, devemos ter cautela quanto a dosagem e os momentos adequados para a combinação das duas. Dessa forma, é garantido o desempenho e a prevenção do famoso efeito rebote, que ocorre quando estamos focados em combater, ou tratar algo e na verdade causamos o retorno do que estávamos tratando, sendo que os sintomas ou efeitos podem retornar de maneiras mais severas.

É comum associarmos o uso da cafeína a alta performance já que ela aumenta a velocidade do metabolismo, no entanto, o seu uso excessivo ou incorreto, especialmente quando se objetiva o desempenho esportivo, podem acarretar: fadigas, insônia, diarreia, gastrite, entre outros. A nutricionista, formada pela UFRJ, Cris Perroni, menciona que devemos estar atentos aos momentos de pico da cafeína e nas recomendações de dosagens certas para cada idade e objetivo.


Quando consumida de maneira adequada e na dosagem correta, a cafeína associa-se a benefícios de saúde.  Foto: (Reprodução/Pexels).


Além disso, afirma que estudos demonstram que o consumo da cafeína não deve exceder 420 mg por quilo de peso. já no caso dos atletas, o ideal para mulheres são doses 3 a 6 mg/kg de peso, e o geral, usualmente uma dose de 80 mg a 420 mg. Vale lembrar que quando consumida da forma esperada e mais adequada para o nosso organismo, além de acelerar o nosso metabolismo, pode promover alguns benefícios: reduz a percepção do esforço, mantém o atleta durante mais tempo na atividade a qual está de dedicando, aprimora o estado de alerta, e auxilia na ressíntese de glicogênio muscular.

Alguns cuidados são de fácil acesso ao conhecimento como não ingerir cafeína em refeições junto a refeições que tiverem muito cálcio e ferro, e buscar um acompanhamento individual para o descobrimento da dose adequada ao organismo. Essa substância está presente no nosso cotidiano em várias bebidas, por exemplo, em chás pretos, cafés e em suplementos, por isso é necessário estar atento aos benefícios e consequências.

Foto em Destaque: É necessário estar atento aos benefícios e consequências ao consumo da cafeína. (Reprodução/Pexels).

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo