Tech

A busca pela equidade de gênero no setor da tecnologia

Patricia Chacon e Yara Areas foram convidadas ao podcast Forbes Cast para falar sobre a equidade de gênero no setor da tecnologia, ressaltando a importância da abordagem do assunto e da promoção da conscientização.

11 Mai 2022 - 09h50 | Atualizado em 11 Mai 2022 - 09h50
A busca pela equidade de gênero no setor da tecnologia Lorena Bueri

Apesar de ainda demonstrar um crescimento tímido, as estatísticas demonstram um aumento na presença feminina no setor de tecnologia. Uma pesquisa realizada pela Catho, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, aponta um aumento na presença das mulheres nos cargos voltados para a tecnologia. Nos dois meses em questão, a presença das mulheres chegava a 23,6%, enquanto a dos homens estava em 76,4%. Desse modo, vemos como ainda há um abismo para atingir a equidade de gênero no ambiente de trabalho. 

Para Patricia Chacon, presidente da Liberty Seguros Brasil, e Yara Áreas, sócia e head de engenharia de produtos do C6 Bank, o quadro está melhorando, porém, é necessário por parte das lideranças a busca pela conscientização da equidade de gênero na tecnologia. Patricia e Yara foram convidadas para o primeiro episódio do podcast Forbes Cast, uma parceria desenvolvida pela união da Forbes e Algar Tech. 


Patricia e Yara abordam sobre a importância da equidade de gênero na tecnologia (Foto: Reprodução/Shutterstock)


Patricia, aos 17 anos, se mudou para os Estados Unidos, onde concluiu uma graduação na área de Economia e História da Arte. Em Boston, nos EUA, ela foi realizar um MBA e entrou na empresa Liberty Seguros, para um programa de trainee. Em 2012, veio ao Brasil para trabalhar com estratégia para a Liberty Seguros. Em abril de 2021, Patricia conquistou o posto de CEO da empresa. 

Yara é formada em engenharia de software e processamento de dados, e uma MBA pela FGV. Ela é head de engenharia no C6 Bank, e comanda uma equipe de tecnologia que atua no desenvolvimento de metodologias ágeis para o aprimoramento de produtos do banco. 

Patricia aponta que é fundamental criar um espaço seguro e de acolhimento nas organizações, ele explica: “Precisamos dialogar e ter ambientes seguros não só para a inclusão da mulher, mas também olhar para a equidade racial e outros recortes inclusivos. O principal comportamento que temos que evitar, como líderes, é deixar de discutir por medo de errar. Todos erraremos, mas com a intenção de abrir conversar verdadeiras e corajosas”

Yara complementa dizendo que este é um exercício que vai "muito além da diversidade", pois ele traça uma perspectiva diversa, e o desafio é pôr o cliente no centro e trazer novas narrativas.

Foto Destaque: Patricia Chacon; Yara Areas. Reprodução/Forbes.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo