Notícias

90% dos ucranianos podem atingir pobreza extrema

Estimativa feita pelo PNUD mostra que o impacto social e econômico que a guerra entre Ucrânia e Rússia pode causar, afetará mais de 36 milhões de pessoas que residem no país.

16 Mar 2022 - 17h38 | Atualizado em 16 Mar 2022 - 17h38
90% dos ucranianos podem atingir pobreza extrema Lorena Bueri

Cerca de 90% da população ucraniana pode ir para abaixo da linha da pobreza após os ataques da Rússia à Ucrânia. A estimativa foi feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), nesta quarta-feira (16), onde foi analisado o grande impacto social e econômico que o conflito irá causar.

De acordo com o Programa, caso o confronto ainda se estenda por mais tempo, não só a Ucrânia mas toda a região próxima ao país pode sofrer o retrocesso de décadas de avanços socioeconômicos obtidos com a queda da Cortina de Ferro, durante a Guerra Fria. "As primeiras estimativas sugerem que cerca de 90% da população ucraniana poderia enfrentar pobreza e extrema vulnerabilidade econômica caso a guerra se aprofunde, atrasando o país — e a região — décadas e deixando profundas cicatrizes sociais e econômicas para as gerações futuras", disse a Agência.


O país já enfrenta diversos prejuízos materiais após bombardeios; Equipes de resgate trabalham em prédio atingido por ataque aéreo em Kharkiv, na Ucrânia (Foto: Divulgação/ Vitalii Hynidyi/ Reuters)


Ainda de acordo com o PNUD, na prática, esses dados significam que mais de 36 milhões de pessoas viveriam com menos de US$ 5,5 (o que no momento, equivale a R$ 28,22) por dia.

A Organização das Nações Unidas (ONU), alertou que, 18 anos de conquistas sociais e econômicas seriam perdidas, o que afetaria quase um terço da população, com uma queda de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. "A guerra na Ucrânia está causando um sofrimento humano inimaginável, com uma trágica perda de vidas e o deslocamento de milhões de pessoas" ressaltou a ONU.

Ainda segunda a Organização, a queda seria maior que o desabamento na economia do Líbano em 1982, no Kuwait em 1991, no Sudão do Sul e equivalente ao caos na Líbia a partir de 2014. 

Foto Destaque: Grupo de ucranianos em ônibus tentando fugir do país. Divulgação/ Reuters/ Lukasz Glowala

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo