Moda

7 momentos na história que a moda e a política se encontraram

Relembre 6 diferentes momentos onde a moda e a política se encontraram na história. Passando por nomes como Michelle Obama, rainha Elizabeth II, Lady Gaga, entre outras

03 Nov 2022 - 21h35 | Atualizado em 03 Nov 2022 - 21h35
7 momentos na história que a moda e a política se encontraram Lorena Bueri

Se vestir também é um ato político. A moda é um negócio global de US$ 2,5 trilhões e antes do COVID-19, empregava cerca de 8 milhões no Brasil. Segundo algumas estimativas, a indústria é responsável por até 10% das emissões de carbono mundiais anuais.

Diversas primeiras-damas levaram seus discursos e conquistaram seus lugares de fala através e também por sua vestimenta. Michelle Obama, primeira-dama negra da história americana, já falou sobre a importância de sua relação com a moda.

“A moda, para uma mulher, define como as pessoas te veem. Não é justo nem correto, mas é verdade. Mas você pode usar isso como uma ferramenta ao seu favor ao invés de se fazer de vítima.”, disse Michelle. 

Relembre 7 diferentes momentos onde a moda e a política se encontraram na história.

 

Tons de roxo na posse de Joe Biden em 2021


Michelle Obama, Hillary Clinton e Kamala Harris (Foto: Reprodução/ Getty Images) 


No dia 20 de janeiro de 2021, nos Estados Unidos, aconteceu a posse de Joe Biden como Presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA, em Washington.

Michelle Obama, Hillary Clinton e Kamala Harris que estavam presentes no local, escolheram looks em tons de roxo. 

Roxo é uma das cores das Suffragettes (termo usado para os membros da Women's Social and Political Union, uma organização criada em 1903 para reivindicar o direito de voto das mulheres), mas de forma mais pungente é a cor que se obtém quando o vermelho (representando o partido Republicano) e o azul (representando o Democrata) se misturam marcando o bipartidarismo e a união da América.

Pombo da paz e corpete à prova de balas por Schiaparelli


Lady Gaga durante a cerimônia de inauguração do presidente Joe Biden (Foto: Reprodução/Getty Images)


Na posse de Joe Biden, a cantora Lady Gaga subiu ao palco e encantou todos que assistiam com sua comovente apresentação do hino nacional norte-americano. Na ocasião, ela usou um vestido personalizado à prova de balas, da Schiaparelli Couture, realçado por um grande alfinete de pomba de ouro (um emblema da paz).

Escolhas de Kamala Harris, a primeira mulher a ocupar a vice-presidência dos EUA


Kamala Harris (Foto: Reprodução/Getty Images)


Kamala Harris, é a primeira mulher e primera negra a ocupar a vice-presidência dos EUA. Durante a posse de Joe Biden, a vice-presidente passou uma mensagem quando escolheu um casaco roxo do designer Christopher John Rogers, americano eleito designer emergente de 2020 pelo CFDA. Rogers é um estilista negro e queer. Já as joias foram criadas especialmente para este momento pelo designer porto-riquenho Wilfredo Rosado.

Já durante seu primeiro  discurso como vice-presidente, Kamala vestiu um terno off white (assinado por Wes Gordon para Carolina Herrera) em um aceno ao movimento sufragista, que lutou pelo direito ao voto feminino no século 20, mencionado por ela no discurso.

Legado de Jackie Kennedy


Jaqueline Kennedy (Foto: Reprodução/Instagram Andrew Mukamal)


Jackie Kennedy Onassis, esposa do presidente John F. Kennedy , sempre será lembrada como parte daquela dinastia política e sua história de vitória e tragédia, mas também pelo seu estilo único.

Com seus ternos pastel, óculos grandes e guarda-roupas dos anos 70, Jackie continua sendo um exemplo de liberdade e fascínio na alfaiataria, tornando-se uma das primeiras-damas mais famosas de toda a história, vestindo apenas peças criadas por estilistas americanos, tornou-se uma embaixadora da moda norte-americana, movimento que foi seguido por suas sucessoras.

Michelle Obama e suas escolhas certeiras


Looks de Michelle Obama  (Foto: Reprodução/ Getty Images)


No seu tempo como primeira-dama, Michelle Obama chamou atenção diversas vezes escolhendo marcas de estilistas independentes, como Tracy Reese, Narciso Rodriguez e Thakoon - misturadas a etiquetas mais disponíveis ao grande público americano, como J. Crew, Talboots e Target.

Ao lado de sua stylist Meredith Koop, criaram o “Obama Style”, com looks práticos e estilosos, que ajudaram a lançar a carreira de Jason Wu, quando Michelle usou um vestido do então desconhecido estilista para o baile inaugural de 2009. Suas escolhas mais recentes continuam tendo muitas marcas independentes, como Christopher John Rogers, Fe Noel e Stine Goya.

Equívocos de Melania Trump


Melania Trump (Foto: Reprodução/Getty Images)


Melania Trump é o exemplo que o mercado da moda está atento aos movimentos políticos. Tom Ford e Marc Jacobs, grandes apoiadores de Hillary Clinton, negaram ter suas peças usadas pela ex-modelo eslovênia. Já Tommy Hilfiger, Calvin Klein e Diane Von Furstenberg disseram não ver problemas em vesti-la. 

Um dos momentos mais polêmicos aconteceu em 2018 quando visitou um centro de detenção que abrigava crianças que foram separadas de seus pais na fronteira entre o México e os EUA, Melania usou uma jaqueta que diazia: “I really don’t care. Do you?” (Eu realmente não me importo. E você?). A escolha, foi alvo de críticas em todo o mundo.

Padrão estético escolhido pela Rainha Elizabeth II


Rainha Elizabeth II (Foto: Reprodução/ Getty Images) 


A rainha Elizabeth II, com o maior legado da história, sempre usou a moda como um ato político. Cercada por códigos de vestimenta, a monarca escolhia a cor de suas roupas a fim para garantir que a multidão poderia enxerga-la. 

Nos acessórios, Elizabeth II quase não  saía sem sua característica bolsa de mão da grife inglesa Launer e os mocassins da Anello & Davide, usados por mais de 50 anos, fazendo com que essas as grifes fossem alçadas a um novo patamar, estimulando a economia local.

 

Foto Destaque: Lady Gaga, Michelle Obama, Kamala Harris e Jackie Kennedy. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo