Notícias

55% dos brasileiros considera Bolsonaro responsável por atos golpistas

A pesquisa, que foi feita entre terça e quarta, contou com a participação de 1.214 entrevistados pelo país, que foram contatados por telefone e por aparelhos celulares. 

12 Jan 2022 - 20h35 | Atualizado em 12 Jan 2022 - 20h35
55% dos brasileiros considera Bolsonaro responsável por atos golpistas Lorena Bueri

Segundo a pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (12), 55% dos brasileiros consideram o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, responsável pelos atos de vandalismo em Brasília, que aconteceram no início da semana. 

A pesquisa, que foi feita entre terça e quarta, contou com a participação de 1.214 entrevistados pelo país, que foram contatados por telefone e por aparelhos celulares. 


Bolsonaristas em Brasilia / Marcelo Camargo /ABr


O ataque feito por apoiadores do ex-presidente ocorreu no último domingo (8), na sede dos três poderes. Os envolvidos quebraram vidraças, destruíram obras de arte e objetos históricos, roubaram armas, rasgaram documentos, e invadiram gabinetes.

Após os ataques, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, decretou intervenção federal em Brasília até o dia 31 de janeiro. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, afastou por 90 dias o governador do Distrito Federal (DF),  Ibaneis Rocha, além de decretar a prisão de Anderson Torres, que era secretário de segurança do Distrito Federal no momento dos ataques.

Entenda como ocorreu:

A invasão começou por volta das 15 horas e foi trasmitida por lives bolsonaristas de grupos radicias de direita, o grupo saiu inicialemnte do acampamento na frente do quartel-general do Exército e furou o bloqueio dos Policiais Militares. Durante  os ataques, jornalistas foram atacados e um policial foi agredido, bem como o cavalo no qual ele estava montado.

A polícia lançou gás de efeito moral de lacrimogêneo, e as autoridades federais ainda investigam se a polícia foi conivente  e permitiram os ataques. Em vários vídeos nas redes sociais policiais são vistos conversando tranquilamente com os invasores, além de tirar fotos com eles.  

No momento dos ataques, o ex-presidente já estava nos Estados Unidos, país para onde viajou no dia 30 de dezembro. Ele se manifestou, mas se esquivou da responsabilidade, afirmando que : 

“ Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra”

Outra medida tomada foi a ordem de desocupação dos acampamentos bolsonaristas, em 24 horas, além da prisão em flagrante dos participantes.  

Foto de destaque: Ex presidente Jair Bolsonaro / Poder360

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo