Empreendedorismo

5 perguntas necessárias para o processo de tomada de decisões

É possível tomar decisões e facilitar o processo de fazer grandes mudanças em uma empresa mais fácil, sem pressa na hora das escolhas e sem equívocos nas resoluções.

12 Dez 2022 - 14h40 | Atualizado em 12 Dez 2022 - 14h40
5 perguntas necessárias para o processo de tomada de decisões Lorena Bueri

Gestores e profissionais de todas as áreas podem fazer grandes mudanças diárias em suas organizações com apenas uma decisão. A colunista do Entrepreneur, Laura A. Cooper, relatou ter percebido que, normalmente, as pessoas ao trabalhar com ela possuem apenas 20% das informações que são relevantes e necessárias para tomar decisões corretas. “Eu sempre peço que eles voltem e descubram pelo menos 60%, isso abre um caminho mais claro para uma decisão de qualidade”, afirma a colunista.


5 perguntas necessárias para o processo de tomada de decisões (Foto:Reprodução/Pinterest)


Fazer isso sem base de dados ou fatos concretos, pode se tornar prejudicial para qualquer negócio e um fator de grande estresse ao gerenciar uma equipe. Laura ainda destaca que a imedialista com que buscam resolver o problema, leva alguns líderes à tomar decisões rápidas. “Mas eles podem estar tentando resolver o problema errado ou deixando de considerar os desafios adjacentes que surgirão após esse problema”, diz Laura. Porém, esse processo pode ser facilitado a partir de um modelo simples onde se aplicam 5 perguntas. Confira:

Quem?

Segundo a colunista, essa é a primeira pergunta a ser feita para identificar as partes envolvidas, partes interessadas impactadas e quem realizará qualquer ação. “Fazer essa pergunta revela quem precisa de apoio e quem tem mais informações ou insights. Isso também pode destacar os gerentes relevantes para outras delegações”, afirma Laura.

O quê?

A pergunta é para ser um resumo das questões apresentadas, sem uma longa narrativa: “Ela descreve o evento ou a cadeia de eventos que levaram ao problema e mostra que tipo de decisão é necessária”, explica a colunista.

Quando?

A pergunta leva a uma linha do tempo de cronogramas e eventos para um resultado necessário, dessa forma, ela mostra se a decisão pode ser tomada rapidamente ou levar um pouco mais de tempo para ser tomada.

Onde?

É onde se identifica a localização do problema, ou se uma decisão ultrapassa fronteiras internacionais ou se refere apenas a um conjunto de leis. “O ‘onde’ fornece um retrato do raio de explosão de qualquer decisão”, relata Laura.

Por quê?

É preciso desconstruir momentaneamente o problema para entender melhor o contexto. “É possível identificar a cadeia de responsabilidade pelo problema, assim como a solução”, afirma Laura.

Como?

A última pergunta releva quais circunstâncias resultaram em trazer a questão à tona, e por que ela chegou ao nível executivo. Assim, resultando, assim, na causa do problema e a solução do mesmo.

Foto Destaque:5 perguntas necessárias para o processo de tomada de decisão:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo