Saúde

4 perigos que as férias representam para a saúde bucal das crianças

Brincar e passar um tempo longe da escola é ótimo, mas as férias de verão também podem oferecer riscos para a saúde bucal dos pequenos.

3 min de leitura
06 Dez 2022 - 10h15 | Atualizado em 06 Dez 2022 - 10h15

O mês de dezembro é sempre marcado pela alegria do começo das férias escolares para as crianças. E, claro, por mais que as férias de verão sejam deliciosas para os pequenos, é verdade que elas também podem trazer alguns riscos. Afinal, o sol em excesso, o baixo consumo de água, as cáries e até algumas infecções podem marcar esses períodos e causar algumas condições de saúde.

Pensando nisso, a Dra. Vivian Farfel, especialista em Odontopediatria e Ortodontia Integrativa pela USP, explica quais os principais problemas que interferem na saúde bucal das crianças durante esse período e dá dicas para evitar danos à saúde bucal. Veja só:

1.Desidratação

"A hidratação interfere na respiração", diz. "Quem bebe mais água, respira melhor e dorme melhor. Para driblar a desidratação a dica é andar sempre com uma garrafa de água, de chá natural ou água de coco natural. Evite refrigerantes e bebidas açucaradas principalmente para crianças e não espere a sede chegar."

Além disso, é importante evitar os horários de pico do sol, entre às 10h às 16h, usar (e reaplicar) o protetor solar com alto fator de proteção e ainda usar acessórios, como óculos, chapéus e proteção UV para evitar a exposição em excesso ao sol e, por consequência, a desidratação.

2.Infecções

No verão, algumas bactérias, vírus e fungos se proliferam com mais rapidez e facilidade, seja nos alimentos, seja na água, seja na pele. Por isso, lavar bem as mãos antes das refeições é essencial, e vale a pena investir em alimentos leves. "Evite e permita que crianças façam o consumo equilibrado de alimentos ultraprocessados e embalados, com excesso de açúcar refinado e aditivos", alerta a especialista. "Eles causam alergias e inflamação e levam a congestão nasal e respiração bucal. Lembre-se sempre do lema: descascar mais e desembalar menos. Escolha sempre alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes. Hábitos alimentares impactam diretamente na saúde bucal."

3.Cáries e outras condições bucais

É importantíssimo redobrar os cuidados com a higiene bucal dos pequenos nessa temporada. Isso porque ela também é marcada pelo alto consumo de açúcar (pense em sorvetes, por exemplo). O ideal seria escovar os dentes e passar o fio dental após as principais refeições, usando uma escova de cerdas macias, arredondadas e de cabeça pequena para não traumatizar a gengiva.

"Mas quando há impossibilidade, lembre-se que é essencial fazer uma boa higiene dos dentes ao menos uma vez por dia, antes de dormir - mas ela deve ser muito caprichada e sob a supervisão dos responsáveis", recomenda.

4.Traumas

Quedas, escorregões, batidas… o período de férias também pode ser marcado por acidentes como esses que acabam afetando também a saúde bucal - pense nos dentes quebrados, por exemplo. Nesses casos, vale a pena também reforçar a vigilância e garantir que a criança está usando os equipamentos necessários para praticar esportes ou nadar (como capacetes e joelheiras para andar de bicicleta ou skate, ou ainda boias) e que ela está acompanhada de um adulto, que supervisionará a brincadeira.

Claro, acidentes realmente acontecem e, nesses casos, o ideal é buscar um especialista o mais rápido possível para evitar complicações ou sequelas.

Foto Destaque: Reprodução

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo