Bem Estar

4 hábitos alimentares que devem ser evitados após os 50 anos

Entenda o porquê é necessário mudar seus hábitos alimentares após os 50 e veja as dicas para se manter em forma com a chegada da meia-idade, para que essa nova fase não seja tão aparente

31 Out 2022 - 10h50 | Atualizado em 31 Out 2022 - 10h50
4 hábitos alimentares que devem ser evitados após os 50 anos Lorena Bueri

Com o passar da idade o corpo enfrenta mudanças que devem ser respeitadas pelo bem-estar individual. Os hábitos devem ser reajustados em favor da idade e do condicionamento físico que ela dispõe. Entre essas mudanças existe o enfraquecimento do corpo e o aparecimento das temidas rugas. Porém, esse envelhecimento pode ser retardado com o auxílio de uma alimentação específica que agira em favor da saúde do corpo. Alimentação saudável ajuda em um envelhecimento menos turbulento. 

Para o nutricionista Bruno Redondo uma dieta balanceada pode evitar age como um remédio, prevenindo inúmeras comorbidades, como, por exemplo, problemas no coração. Além de aumentar a imunidade e fortalecer os músculos.

“Uma alimentação pobre em nutrientes diminui a expectativa de vida da pessoa. Isso acontece porque hábitos alimentares ruins estão associados ao surgimento de diversas doenças, como obesidade e hipertensão. Uma boa dica para não sair do plano é preparar as comidas com antecedência, a rotina evita que o indivíduo consuma alimentos pouco nutritivos”, explica o especialista.


Uma dieta balanceada aumenta a qualidade de vida (Reprodução: FCM Unicamp)


 

Confira agora a lista de alimentos que ajudam em seu bem-estar:

1. Consumo de ultraprocessados;

Os alimentos ultraprocessados são um problema porque eles têm muitas calorias desnecessárias, gerando um desbalanço energético, principalmente quando são ingeridos em excesso. Esse tipo de comida também tem pouca proteína, a qual é essencial nessa faixa etária. 

2. Optar por carnes gordurosas;

O consumo regular de carnes gordurosas é um problema nessa idade por estar ligada ao desenvolvimento da hipertensão. Por isso o correto é substituir essa proteína por outra menos gordurosa, como peito de frango sem pele e coxão duro. 

3. Consumo de alimentos salgados;

A ingestão exagerada do sódio é a principal causa da hipertensão. A pressão alta é também responsável por outros problemas de saúde podendo desencadear doenças como insuficiência cardíaca e AVC. Nesse caso, é importante evitar alimentos muito salgados.

4. Não ingerir leite e derivados;

O leite e seus derivados são importantíssimos e devem estar presente na vida das pessoas com mais de 50 anos. Laticínios são ricos em cálcio e vitamina D, eles evitam o surgimento de osteoporose em idades mais avançadas. O leite também é uma fonte proteica e ajuda a recompor a flora intestinal, auxiliando o funcionamento do corpo.

 

Foto destaque: Comidas gordurosas devem ser evitados na meia-idade/ Reprodução Notícias ao Minuto.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo