Notícias

35% dos eleitores ficam constrangidos em declarar voto presidencial

Em pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, brasileiros mostraram certo desconforto ao declarar seu voto para outras pessoas. 6.800 eleitores foram ouvidos em 332 municípios do país.

30 Set 2022 - 20h05 | Atualizado em 30 Set 2022 - 20h05
 35% dos eleitores ficam constrangidos em declarar voto presidencial  Lorena Bueri

Uma nova pesquisa divulgada pelo Datafolha, nesta sexta-feira (30), mostrou que 35% dos eleitores ouvidos se sentem constrangidos em declarar seu voto para presidente da República. A pesquisa que foi encomendada pela “Globo” e pelo jornal “Folha de S.Paulo” apontou que o constrangimento é maior entre mulheres (38%) que entre homens (32%).

É a primeira vez que o Datafolha fez essa pesquisa no país. Foram ouvidos 6.800 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro, em 332 municípios. O índice de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Eleitores que declararam que irão votar em Ciro Gomes (PDT) e em Simone Tebet (MDB) registraram a maior porcentagem em “não se sentir à vontade” em declarar voto (41%). Seguidos por eleitores de Lula (PT) com 40%. Eleitores de Jair Bolsonaro tem o menor índice, (27%).


Eleitores brasileiros vão às urnas neste domingo para ecolher seus candidatos (Foto: Reprodução/TSE)


Ainda de acordo com a pesquisa do instituto, 46% das pessoas disseram evitar falar de política em conversas com amigos e familiares para que não haja possíveis discussões, é um número similar a pesquisa realizada no final de julho (49%). Novamente o índice é mais alto entre as mulheres, que ficou registrado em 50% enquanto entre os homens apontou 41%.

Ao serem perguntados se em algum momento foram ameaçados de forma verbal por declarar suas posições políticas, 14% das pessoas afirmaram que sim. O maior número de pessoas que disseram já ter sofrido algum tipo de ameaça verbal foi o do eleitorado de Lula (16%). O eleitorado de Jair Bolsonaro registrou (12%), mesmo número dos eleitores de Ciro Gomes e o de Simone Tebet em 10%.

Ainda há o número de 5% de eleitores que afirmaram já ter recebido ameaças de agressão física por conta de suas escolhas políticas.

Os locais ou situações onde é mais propício para que aja discussões por causa de preferências políticas ou por revelar o voto para presidente também foi perguntado na pesquisa, e as pessoas acreditam que podem ter mais problemas nos seguintes locais/situações:

  • Em local público com pessoas desconhecidas (34%)
  • Trabalho (26%)
  • Na família (21%)
  • Com amigos e colegas (21%)
  • Igreja (16%)
  • Escola/faculdade (9%)

A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-09479/2022.

Foto destaque: Candidatos à presidência. Foto: Reprodução/Globo.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo