Turismo

11 lugares e atrações para conhecer na viagem para Nepal

Nepal é um destino rico em cultura, arte, tradição e religiosidade, que promete muitas outras surpresas e experiências difíceis de se esquecer que vão muito além do famoso Monte Everest.

14 Mar 2022 - 11h50 | Atualizado em 14 Mar 2022 - 11h50
11 lugares e atrações para conhecer na viagem para Nepal Lorena Bueri

Quando falamos de viagem para o Nepal, muitas pessoas automaticamente pensam no Monte Everest.

Apesar de ser uma das principais, se não a principal atração do país, a verdade é que a viagem para o Nepal não se resume em visitar ou escalar o topo do mundo.

Nepal é um destino rico em cultura, arte, tradição e religiosidade, que promete muitas outras surpresas e experiências difíceis de se esquecer.

1. Kathmandu para começar a viagem para o Nepal

Kathmandu não é apenas a capital do Nepal. É o centro da arte e cultura deste país tão rico e exótico.

Por lá, é possível fazer diferentes passeios turísticos em templos, santuários e palácios. E inclusive conhecer alguns Patrimônios Mundiais da UNESCO.

O principal deles é o Vale de Kathmandu, que reúne sete grupos de monumentos e edifícios artísticos e históricos.


Kathmandu no Nepal (Foto: Reprodução/Divulgação)


2. Praça Dubar

Há três Praças Dubar no Vale de Kathmandu, todas inscritas na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

Localizadas nas cidades de Patan, Kathmandu e Bhaktapur, elas são o local perfeito para quem deseja conhecer os templos e palácios da antiga realeza nepalesa.

Ligadas por vielas e becos, as praças contam com uma arquitetura esplêndida e mostram um pouco das habilidades dos artistas e artesãos Neuaris‎.

Espere ver muitos monumentos históricos, estátuas e símbolos budistas.

3. Estupas de Boudhanath e de Swayambhunath

As estupas de Boudhanath e de Swayambhunath são considerados os templos mais sagrados de Katmandu para os budistas tibetanos.

São majestosas construções conhecidas por suas torres douradas e pelos olhos de Buda estampados em seus quatro lados.

Na estupa de Boudhanath, além de mandalas coloridas, você verá monastérios budistas ao redor que abrigam monges refugiados do Tibet.

Já na estupa de Swayambhunath, também conhecida como Templo dos Macacos, prepare-se para se deparar com esses animais pelo caminho.

Além de uma belíssima vista panorâmica da cidade de Kathmandu, já que está situado no topo de uma colina. Um ótimo local no vale para admirar o pôr-do-sol, inclusive.


Estupas de Boudhanath e de Swayambhunath no Nepal (Foto: Reprodução/Divulgação)


4. Templo de Pashupatinath

Já o Templo de Pashupatinath é para os hindus o que Meca é para os muçulmanos e possui uma grande importância não só espiritual, mas também histórica e artística.

Dedicado ao senhor Shiva, ele fica às margens do sagrado rio Bagmati. Portanto, prepare-se para ver também áreas de cremação ao redor.


Templo de Pashupatinath no Nepal (Foto: Reprodução/Divulgação)


5. Patan

Considerada uma das principais cidades do Nepal, Patan é conhecida pelo seu rico patrimônio cultural. A região é palco para lugares históricos e impressionantes templos, mosteiros budistas e santuários religiosos.

Por lá, você verá monumentos fundados no período antigo e medieval e até mesmo antes de Cristo, como os templos Mahaboudha e Dourado.

6. Namobuddha fará sua viagem para o Nepal ser ainda mais especial

Assim como as demais estupas da região, o monastério Namobuddha tem uma belíssima vista para o vale, pois está situado na colina, em uma região montanhosa.

É o local ideal para quem deseja conhecer mais sobre a rotina e crenças dos monges e, inclusive, viver alguns inesquecíveis momentos ao lado deles.

Por lá, além de paz e serenidade, você encontrará pequenos santuários, muitas imagens de budas e pinturas de cores vibrantes.

7. Lumbini

A sua viagem para o Nepal não pode terminar sem visitar Lumbini, o local onde nasceu Siddhartha Gautama, o fundador do budismo.

Além de conhecer o maior complexo religioso do Nepal, você irá se deparar com resquícios históricos relacionados ao nascimento de Buda. Como a piscina onde sua mãe teria se banhado antes de dar à luz e até mesmo o local de seu nascimento.

Também terá a chance de visitar os sítios religiosos e arqueológicos de Tilaurakot, onde Siddhartha Gautama passou seus primeiros 29 anos.

8. Pokhara

Lagos, picos brancos de neve, estupas, templos, mirantes e paisagens de tirar o fôlego fazem de Pokhara o segundo maior destino turístico do Nepal.

A região oferece uma série de atividades e atrações, como caminhadas, trekkings, pesca no lago Begnas e passeios de barco e parapente pelo famoso lago Phewa.

Sem contar as cachoeiras Davis, a caverna de Gupteshwar e, ainda, o Museu Internacional da Montanha.

9. Parque Nacional de Chitwan

Já para quem sonha com aventuras em meio à selva, o Parque Nacional de Chitwan é parada obrigatória na viagem para o Nepal.

O destino promete experiências diferenciadas, como safári de jipe, canoagem no rio Rapti, visita ao centro de criação de elefantes e observação de pássaros.

Além de ver, bem de perto, animais selvagens como crocodilos, veador, rinocerontes com chifres e até mesmo tigres e leopardos pelo caminho.

10. Monte Everest: uma das principais atrações da viagem para o Nepal

Por último, mas não menos importante, está o Everest, o monte mais alto do mundo.

Situado na Cordilheira do Himalaia, mais especificamente na fronteira entre o Nepal e a China, o local é considerado uma das principais atrações do país.

E não somente para contemplação, mas também para escalada. Contudo, é preciso tempo e muito preparo para isso e não somente físico, mas também financeiro. Afinal, além de durar meses, uma excursão guiada ao topo do mundo pode chegar a custar cerca de R$ 150 mil.

11. Acampamento Base do Everest

Por outro lado, existe uma alternativa para quem deseja conhecer a montanha mais alta do mundo em menos tempo e gastando “pouco”.

Para uma viagem para o Nepal com ainda mais emoção, você pode optar por fazer um trekking até o acampamento base do Everest.

Neste caso, o trajeto pode ser feito em cerca de 15 dias e com um investimento de aproximadamente R$ 11 mil, com guias, sherpas e hospedagem.

Mas há quem se aventure a fazer o passeio por conta própria, já que o local é bem sinalizado, o que pode sair ainda mais barato.


Acampamento Base do Everest (Foto: Reprodução/Divulgação)


Em suma, podemos dizer que se trata de uma experiência diferenciada e inesquecível em meio a geleiras maciças, picos brancos, florestas alpinas, mosteiros budistas e, acima de tudo, paisagens deslumbrantes. Como as do Parque Nacional de Sagarmatha, da Geleira Khumbu, do rio Dudh Koshi, do Vale Gokyo. Sem contar uma parada para compras no Bazar Namche, que não pode faltar na sua viagem para o Nepal.

 

Foto destaque: Monte Everest no Nepal. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo