Trumpas: "Coloque Deus na frente de tudo que for fazer"

27/05/2023 | POR Lorena Silva

Trumpas:

Roberto Trumpauskas, mais conhecido como Trumpas, é um nome que tem surpreendido no cenário da fotografia nacional, conquistando dia após dia as grandes celebridades, inclusive rostos famosos internacionalmente, além disso é fundador da Trumpas Fotografia, fazendo referência direta ao seu sobrenome de origem lituana. Seu talento tem feito dele o queridinho das estrelas, tendo clicado personalidades como Sabrina Sato, Anitta, Ivete Sangalo, Ludmilla, Leandro Karnal, Ferrugem, Luísa Sonza, Gracyanne Barbosa, entre muitos outros. Trumpas é o fotografo mais procurado e aclamado pelas celebridades.

 

Me inspiro em tudo que é belo

Foto: Roberto Trumpauskas.

 

Seu caminho no mundo da fotografia começou enquanto trabalhava como modelo por três anos na Europa, quando também se encantou pela arte de capturar imagens. Movido pela paixão, começou a estudar e a arriscar alguns cliques, o que resultou no nascimento de seu amor pela fotografia.

 

Foto: Roberto Trumpauskas.

 

Ao retornar ao Brasil, mesmo continuando a fazer trabalhos como modelo, Trumpas inaugurou o Studio R. Trumpauskas e mergulhou de cabeça no universo da fotografia. Uma das suas características marcantes é sua abordagem no trabalho. Além de dirigir os ensaios fotográficos com maestria, graças à sua experiência diante das lentes como modelo, o fotógrafo possui uma personalidade leve e brincalhona, o que ajuda a criar ensaios únicos. Ele é um profissional cuidadoso, sensível e que sempre acerta o alvo.

Em uma entrevista exclusiva concedida ao LORENAR7, Trumpas respondeu diversas curiosidades sobre sua carreira, seu dia a dia e compartilhou detalhes fascinantes sobre o processo de fotografar celebridades.

 

Coloco minha família e a Deus sempre em primeiro lugar 

Foto: Roberto Trumpauskas.

 

1. Quem é o fotógrafo Trumpas, que fotografa celebridades? Conte mais sobre você.


Trumpas é um homem de 36 anos muito sonhador e extremamente apaixonado por tudo o que faz. Coloco minha família e a Deus sempre em primeiro lugar e tudo o que eu faço é para eles. Nunca tive nada de mão beijada, foram muitos “nãos” que eu recebi na minha vida e isso me motivou a lutar ainda mais pelos meus sonhos. De jogador de futebol passei a ser modelo e com isso me aproximei da fotografia e quiz sair da inconstância e proporcionar uma vida mais estável para minha família com uma profissão que foi me mostrando que com todo meu esforço e talento eu conseguiria chegar em lugares altos.

 

Foto: Roberto Trumpauskas.

 

2. O que inicialmente o atraiu para a carreira de fotógrafo?


Sempre fui muito curioso e sempre gostei muito de arte em geral, tanto que quando criança tive aulas de pintura e desenvolvi bastante meu lado artístico, mas depois de adulto, quando estava na frente das câmeras fui me interessando pela arte da fotografia. Como trabalhava com fotógrafos muito bons, eles foram me ensinando

as bases arte da fotografia. Para me aprimorar depois tive que estudar sozinho. Auto-didata mesmo.

 

 Meu foco é meu trabalho, captar o melhor da pessoa, independente de quem ela seja e como ela trata as pessoas

Foto: Roberto Trumpauskas.

 

3. Qual foi a ocasião com uma celebridade mais difícil de fotografar?

Poucas vezes as pessoas chegam para um ensaio comigo de cara emburrada e com poucas palavras. Entendo que como fotógrafo eu lido com pessoas o tempo todo e cada um tem seu temperamento, seu dia bom, seu dia mau, suas expectativas e frustrações. Eu faço muita questão sempre de tratar as pessoas como seres humanos iguais a todos, nem melhor, nem pior e com isso consigo fazer meu trabalho e não entrar na pilha de ninguém. Sei colocar limites e quando estou com minha câmera na mão, meu foco é meu trabalho, captar o melhor da pessoa, independente de quem ela seja e como ela trata as pessoas. Dias maus acontecem infelizmente e tenho que lidar com isso sempre tentando me proteger da energia ruim das pessoas que estão passando por ele. Aliás, uma das minhas maiores características é ser sempre brincalhão e fazer questão de deixar o ambiente leve e descontraído, mesmo porque o amor constrange e quando percebo que a pessoa está em um dia mau, prefiro sempre revidar com amor e respeito.

 

Foto: Roberto Trumpauskas.

 

4. Como você encontra inspiração e mantém sua criatividade e energia em alta ao longo do tempo?


Meu maior reconhecimento sempre foi ver os olhinhos brilhando quando mostro meu trabalho. Mostrar a beleza das pessoas através das minhas fotos faz com que a autoestima delas seja acentuada e isso é meu maior combustível. Me inspiro em tudo o que é belo, mas também nas tendências mundiais da moda, só́ que sempre focando no ser humano e na beleza que existe em cada uma ia criatividade sempre chega. Quanto mais conheço a personalidade de quem estou fotografando, mais desenvolvo trabalhos criativos com o DNA delas.

 

Foto: Roberto Trumpauskas.


5. Você já teve algum acontecimento inesperado ou engraçado com uma celebridade durante uma sessão de fotos?


Poxa, de cabeça assim não tenho, mas me lembro de um momento que estava trabalhando, fazendo fotos da Luiza Sonza em um show dela e não calculei muito bem o espaço que estava fotografando, levei o maior susto e quase cai do palco. Kkk Nem sei como consegui me equilibrar, mas o susto foi grande.

 
 

Foto: Roberto Trumpauskas.

 

6. Quais foram os principais desafios que você enfrentou na sua vida?


Quando resolvi voltar a morar no Brasil depois de ter parado com o futebol e me tornei modelo, aqui no Brasil fui trabalhar em um mercado que a competição é muito grande, não tinha indicação de ninguém, não sabia como funcionava nada e precisava arcar com as minhas responsabilidades financeiras. Abri meu Studio na garagem da casa da minha mãe e como não tinha portfolio como fotógrafo passei por tempos muito difíceis mesmo. Cheguei a ter que dividir um prato de miojo com minha esposa quando ela estava grávida, mas nunca perdi minha fé́ em Deus e nunca deixei de acreditar que um dia seria reconhecido pelo meu trabalho. Tive que lutar pelo meu espaço, fazer muitas fotos de graça para os amigos modelos e assim fui me aperfeiçoando e as pessoas foram conhecendo meu trabalho como fotógrafo. Sempre fiz questão de caminhar nesta jornada carregando meus valores e não abrindo mão deles. Com muito esforço, de forma honesta e justa, nunca passei por cima de ninguém e com humildade consegui subir os degraus que eu precisava, degrau por degrau.


Foto: Roberto Trumpauskas.


7. Como você aprimorou suas habilidades e o que aprendeu ao longo dos últimos anos com toda a sua experiência?


Sempre fui autodidata e com isso também sempre tive a humildade de buscar a aprender com aqueles que eu admirava como profissionais. Acho que minha maior lição é ter foco e nunca deixar de querer fazer melhor para as pessoas e com isso, automaticamente, hoje começo a colher o resultado do meu trabalho.


Foto: Roberto Trumpauskas.


8.Qual frase você acha que mais te marcou e te representa?


Coloque Deus sempre na frente de tudo o que for fazer, quando fizer, faça o melhor que você pode fazer. Seja excelente! Não desista no meio do caminho! Tenha fé! Faça o possível e deixe para ele o impossível!

 

 

Créditos de Imagem: Roberto "Trumpas" Trumpauskas. Look por: VR Collezioni

 

Deixe um comentário