Mileide Mihaile: "Do Maranhão para Sapucaí"

23/04/2022 | POR Lorena Magazine

Maranhense de raiz, a influenciadora Mileide Mihaile, que acumula mais de 5 milhões de seguidores no Instagram, será musa da escola de samba carioca Grande Rio e desfilará pela terceira vez pelo manto tricolor.

Mileide Mihaile:

Além da musa Mileide, a Grande Rio conta com um time de famosos que trarão brilho ao sambódromo e homenagearão Exu, tema do enredo da escola em 2022.

Quais são as personalidades que estão ao seu lado na Grande Rio? "A Grande Rio é conhecida por ser uma escola bem estrelada. Tem a rainha, Paolla Oliveira, e esse ano desfilam ao meu lado como musas e destaques verdadeiros fenômenos, como Monique Alfradique, Adriana Bombom, Pocah, Bianca Andrade e Gil do Vigor."

Acho que a volta dos desfiles simboliza renascimento para todos nós.


Mileide Mihaile, estará na escola de samba Grande Rio (Foto: Gabriel Bertoncel)


Como é para você estar mais um ano envolvida no carnaval depois de dois anos 100% restritos de festas? "Acho que toda a felicidade, que é muita, acaba ficando em segundo plano. O que realmente é bacana dessa retomada é a volta do trabalho para aqueles que vivem do samba, que sustentam suas famílias com a realização dos desfiles. Nesse período de isolamento eu me compadeci dessas pessoas. E acho que a volta dos desfiles simboliza renascimento para todos nós."

Você, como musa da Grande Rio, consegue ver uma cerca competitividade feminina no carnaval? Isso existe no meio ou acha que é apenas uma 'fic'? "Acho que era mais comum antigamente. Desde que o mundo é mundo que existe rivalidade feminina, pois ela é fruto do machismo instalado na sociedade em que vivemos. Mas a cada ano as mulheres se unem mais. Se empoderam mais. Essa é uma bandeira que eu defendo e é muito lindo ver que, na minha escola pelo menos, existe uma união feminina tão presente. Chega a dar orgulho."

Como foi sua preparação para encarar a avenida depois de uma grande pausa devido ao isolamento social? Tanto mental quanto física? Quanto tempo antes começou a se preparar? "Acho que a saúde mental é o primordial. É preciso estar com a alma centrada e com os nervos controlados na hora de pisar na avenida. Já na parte física, é treinamento intensivo. Precisei abrir mão de muitas coisas, doces e bebidas alcoólicas, por exemplo. Aulas de samba também, para entrar brilhando. Não posso fazer feio nessa retomada."

Agora que eles abriram as portas e eu senti o gostinho, não arredo mais o pé.


Mileide Mihaile (Foto: Reprodução/Instagram)


Sabemos que é a terceira vez que você está na Grande Rio. Como surgiu esse convite pela terceira vez? "Foi de uma forma orgânica. O presidente da escola já se tornou quase como um pai pra mim. Depois dos meus últimos desfiles ficou subentendido que eu voltaria. Agora que eles abriram as portas e eu senti o gostinho, não arredo mais o pé."

Como foi a escolha da sua maquiagem para o desfile? "Eu amo maquiagem. Acho que é uma forma de arte. Na maquiagem carnavalesca é um pouco diferente do dia a dia. Precisa ser mais resistente, tanto no suor quanto na duração. Precisa ser bem brilhosa também, para destacar na avenida. Camadas e camadas. Eu procuro sempre algo que realce bem os meus traços."

Vai ser impactante.


Mileide Mihaile (Foto: Reprodução/Instagram)


Tão ou mais importante que a escolha da maquiagem que será utilizada na Sapucaí, o figurino é parte da história que a escola quer contar aos foliões. Com o look e com o samba no pé, os integrantes contam a trama com seus corpos.

Como foi a escolha do seu figurino? "Na questão da fantasia eu não tenho o controle criativo. Eu posso opinar, mas a fantasia é uma peça da história que a escola vai contar na avenida, então não pode fugir do tema. Eu vou vir com um body, toda de laranja, representando uma pedra e com um adereço na cabeça. Vai ser bem impactante."

Sabemos que você é dançarina profissional, mas era do segmento do forró, como foi para você essa questão do samba? Facilitou ser do mundo da dança? Ou teve que se empenhar para aperfeiçoar no samba como se estivesse aprendendo a dançar? "Tive que me empenhar, e muito! O forró é completamente diferente do samba. Precisei ter aulas com um professor particular e observei muito nos ensaios de quadra. Eles ajudam muito a pegar o ritmo na prática. Mas é claro que essa memória muscular da dança ajuda."

Tem alguma dica para quem pretende um dia enfrentar uma avenida toda na ponta do pé? "Um sapato confortável (risos). Mas o principal é ter foco e determinação. Tendo isso, vai entrar na avenida brilhando."

É na Sapucaí onde eu posso virar potência. Me transformar em uma super-mulher.


Mileide Mihaile (Foto: Reprodução/Instagram)


Qual a conexão da Mileide com o carnaval? "Eu amo o carnaval. Acho que é uma das manifestações culturais mais belas de toda a humanidade. É um verdadeiro espetáculo, e é na Sapucaí onde eu posso virar potência. Me transformar em uma super-mulher. É algo mágico e inexplicável."

Finalizando a entrevista, agradecemos à Mileide pela disponibilidade em meio à correria da rotina carnavalesca e desejamos que brilhe imensamente na avenida e tenha, realmente, o carnaval de sua vida!

 

Foto destaque: Mileide Mihaile. Gabriel Bentorcel

Deixe um comentário