Reformas sem vistorias podem colocar edifícios em risco

Moradores precisam checar estrutura dos prédios antes de iniciarem obras
15 Mai 2023 - 18h59 | Atualizado em 15 Mai 2023 - 18h59
Reformas sem vistorias podem colocar edifícios em risco

Diferente da situação de vizinhos que moram em casas, a convivência dentro de prédios residenciais está mais interligada e cada alteração em um apartamento pode afetar o restante ou até mesmo a estrutura do prédio

Esse risco reforça a necessidade de vistorias e alvarás antes das reformas. Cada município tem sua exigência a respeito da documentação necessária, assim como as regras para vistoria também podem variar de acordo com cada condomínio. 

O especialista em restauração predial, engenheiro e fundador da franquia Repinte, Paulo Sérgio Ramalho, explica que a Defesa Civil pode intervir e parar a obra em casos que apresentem risco para o edifício ou vizinhos. 

“É fundamental que uma equipe profissional acompanhe esse processo. Pode acontecer de até uma pequena obra causar problemas caso a estrutura já esteja fragilizada e precisando de reparos”, comenta Ramalho. 

Reforma x Restauração 

Paulo Sérgio também fala sobre a diferença entre reforma e restauração. Segundo ele, a restauração tem menos impacto na estrutura pois visa solucionar eventuais problemas alterando o mínimo possível o projeto original. Por outro lado, a reforma tem liberdade para mudar a arquitetura do ambiente, removendo paredes, pilastras e separando ambientes integrados, por exemplo. 

“É comum que prédios ou apartamentos antigos passem por restauração, já em construções mais modernas a reforma é mais comum, pois os moradores sentem necessidade de adaptar a divisão dos espaços de acordo com suas necessidades. De qualquer forma, antes das obras começarem, o condomínio deve ser informado”, finaliza o engenheiro. 



Website: http://repinte.com.br