Tech

Twitter testa função de alerta sobre tuítes enganosos

Ainda em fase de teste, nova função do Twitter tem como objetivo diminuir a disseminação de fake news, principalmente se referindo a assuntos políticos e questões de saúde.

18 Ago 2021 - 17h37 | Atualizado em 18 Ago 2021 - 17h37
Twitter testa função de alerta sobre tuítes enganosos Lorena Bueri

O Twitter iniciará a testar uma nova função que permite que usuários avisem sobre tuítes que consideram conter informações enganosas. A ação foi confirmada terça-feira (17) e tem como objetivo reduzir a desinformação e propagação de fake news na plataforma, especialmente se tratando de assuntos politicos e questões de saúde.

Embora a função ainda esteja em fase de testes, não é a primeira vez que o Twitter recorre aos seus usuários para identificar conteúdos enganosos. Em janeiro, foi lançado o Birdwatch, programa que permite que participantes escrevam notas e ampliem o contexto de tuítes enganosos, no entanto, essas notas ficam em um site separado.



Nova função do twitter ajudará a combater fake news e informações enganosas. Foto reprodução: Solen / Pexels


Segundo o porta-voz da empresa, inicialmente o recurso será testado nos Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul, e a opção já se encontra disponível para alguns usuários destes paises. Após alguns meses de testes nesses locais, será avaliado a possibilidade de expandir para outros lugares do mundo.

 

Como funcionará?

Quando um usuário marcar um tuíte como enganoso, ele deverá indicar a qual categoria a informação duvidosa se refere - politica, saúde ou outra categoria. Caso seja politica, serão solicitados detalhes ainda mais especificos (se está relacionado ás eleições ou algum discurso feito por uma figura politica , por exemplo). Já na categoria sobre saúde, será destacado uma opção especifica para fake news sobre a covid-19.   

Após a denuncia, o tuíte será revisado por uma combinação entre tecnologia automatizada e moderadores humanos, e estes decidirão se alguma ação será tomada. 

Leia Mais: Três verdades sobre o carregamento rápido

Leia Mais: TikTok, após mortes envolvendo crianças e adolescentes fará atualizações para segurança de menores

Leia Mais: Twitter reconhece algoritmo que priorizava pessoas jovens e de peles claras

Nem todas as denúncias serão analisadas na fase de testes, porém, os dados obtidos serão essenciais para que a empresa defina a melhor forma de expandir e melhorar o recurso. Além disso, os testes também servirão para que informações incorretas sejam detectadas antes de se tornarem virais e tomarem proporções destrutivas.

Os dados obtidos com os testes definirão qual será o destino futuro da função.

 

(Foto destaque: PhotoMIX-Company / Pixabay )      

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo