Tech

ESG e tecnologia são principais estratégias de marketing das grandes marcas

Com foco na experiencia do cliente, novos modelos de negócio estão cada vez mais preocupados com posicionamentos e valores de marca, criando novas estratégias de marketing.

24 Ago 2021 - 22h46 | Atualizado em 24 Ago 2021 - 22h46
ESG e tecnologia são principais estratégias de marketing das grandes marcas Lorena Bueri

ESG (sigla em inglês para meio ambiente, responsabilidade social, governança) é um conjunto de práticas com objetivo de promover sustentabilidade e responsabilidade social. Assim, os novos modelos de negócios se preocupam cada vez mais com posicionamentos, impacto e valores.

Segundo Luiz Mariano, sócio da Flow Execute Finders, "O profissional de marketing já não fala só em campanhas, nem tem sua meta atrelada somente a projetos. Sua visão é mais ampla e sua ação, mais veloz e completa".

O sócio ainda acrescenta que dados se tornam principal fonte para o profissional de marketing se reinventar, seguindo as melhores práticas de governança socioambiental, gerando receita e cuidando da reputação em um prazo cada vez mais curto.

Com esse novo modelo de colocar o consumidor ou o cliente no centro das decisões, empresas começaram a sistematizar novos modelos de negócios.



Novas gerações se preocupam cada vez mais com o posicionamento das marcas. (Reprodução/ Anna Shvets on Pexels)


A mudança de gerações foi um dos contribuintes para a valorização do ESG. Uma pesquisa do Instituto Morgan Stanley revelou que 86% dos Millenials se interessam por investimento sustentável. Já um estudo de comportamento realizado pela Le Fil mostrou que 96% da Geração Z defendem um posicionamento que influencia no seu consumo final. Ou seja, as novas gerações - principalmente a Geração Z - se preocupam em avaliar os valores da marca e seus impactos.

 

Leia Mais: Carro voador? Entenda parceria entre a Eve, da Embraer, e a Ascent

Leia Mais: Facebook aposta em aplicativo de realidade virtual para trabalho remoto

Leia Mais: TikTok vs Reels: descubra qual é o melhor para investir e melhorar o alcance

 

Empresas que tem o ESG como prática são mais favorecidas, pois as práticas dos consumidores refletem diretamente no mercado, criando assim cada vez mais marcas socialmente comprometidas.

Essa prática ainda precisa ser atrelada aos novos direcionadores estratégicos, sendo a transformação digital o principal deles - desde que a internet e os smartphones começaram a mudar o comportamento das pessoas. Com a pandemia e o isolamento social, algumas tendências foram aceleradas.

Para Luiz Mariano, o Chief Marketing Officer (CMO) não só precisará cumprir a função de decodificar o consumidor e o mercado, como também precisa construir posicionamento frente aos desafios da sociedade, abraçando causas que agreguem valor às marcas e colaborem para reduzir as desigualdades

 

(Foto destaque: Lukas on Pexels )

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo