Bem Estar

As mudanças de visual dos famosos na pandemia estão nos afetando?

Com tantas pessoas mudando o visual na pandemia: mas afinal, a quarentena está aumentando o poder de influência dos famosos do Instagram? Vamos entender alguns motivos pelas mudanças de cabelo. Confira!

24 Mai 2021 - 15h01 | Atualizado em 24 Mai 2021 - 15h01
As mudanças de visual dos famosos na pandemia estão nos afetando?  Lorena Bueri

Dia e noite somos influenciados por redes sociais e outros meios de comunicação. Ligamos a TV para acompanhar o telejornal e imediatamente vemos o William Bonner de barba branca. Um choque? Pode ser, ainda mais sabendo que o apresentador adota um padrão visual sem barba há anos. Abrimos um site de famosos e logo nos deparamos com a ex-BBB Manu Gavassi com um cabelo mais curto e bem radical. Sem falar de cantoras do sertanejo, como Marília Mendonça, que sempre está experimentando novas formas visuais. Vivendo tempos de Instagram, onde diariamente somos bombardeados por novas formas estilísticas visuais físicas e vários modelos de roupas. 

Sendo induzidos ao consumo e comportamentos, as pessoas enxergam nas atrizes e influenciadoras um espelho para "fazer igual". Segundo o beauty creative Augusto Freire, que é o hair stylist da cantora Marília Mendonça, todo dia há um grande número de pedidos dos clientes para terem o cabelo igual ao das celebridades do Instagram. 


Augusto Freire mostra a mudança visual de Marília Mendonça. (Reprodução/Instagram)


"No início elas pediam bastante os cabelos iguais aos das influencers e celebridades que eu havia feito, mas hoje elas ja enxergam com olhar diferente. Normalmente elas vêm porque viram no instagram de alguma das famosas ou no meu perfil mesmo. E como as celebridades me dão um certo poder e visibilidade, hoje as clientes nao conhecidas chegam com um ideia, mas a maioria faz questão de ouvir minha opinião e a maioria no fim aceita minha sugestão. Mas se nao aceitarem, faço como elas se sentirem mais confortáveis. Normalmente as famosas gostam muito de ouvir o que temos a oferecer; elas amam nosso lado consultor", revelou. 

Marília Mendonça, inclusive, destacou nas redes sociais: "Finalmente voltando a ser a Marília Mendonça loira e cabeluda", comemorou. 

Mas então, a pandemia está aumentando a influência das celebridades do Instagram?

Apesar de destacarmos o poder de influencia dos famosos, isso não é de hoje. Desde que os meios de comunicação visual - TV, cinema, jornais e revistas - chegaram para o grande público, os homens e mulheres são induzidos na convivência pelas celebridades: nova roupa, cabelo ou até uma maneira de agir.

Há mais de ano vivendo em tempos de pandemia ocasionada pelo coronavírus que se alastrou para todo o mundo, as pessoas ficam presas dentro de suas casas e pouco se arriscam para passeios em aglomerações, etc. Sobrando mais tempo para rolar o feed do Instagram e ver o que as atrizes e blogueiras estão trazendo como novidade. Aliás, até os famosos são induzidos à experimentações na pandemia, como o próprio William Bonner, que nunca tinha aparecido de barba. Assim, mesmo com a quarentena limitando o espaço físico de todos, é notado uma crescente para aproveitar o período e mudar o visual. Segundo a plataforma Pinterest, houve um aumento de 417% na busca por "corte de cabelo em casa" nas primeiras semanas de abril deste ano. Mas afinal, se as pessoas estão saindo menos, qual o motivo de tanta procura por mudança visual? 

Segundo a psicóloga Yorrana Oliveira, que atua na área organizacional com recrutamento e seleção e o bem estar humano nas empresas, a resposta está na monotomia na qual a quarentena trouxe para as pessoas. 

"O principal fator é em relação à inércia que a pandemia trouxe: os dias são iguais. O ser humano gosta de movimentações; ele tem que ter movimentações durante o dia, principalmente as pessoas que moram na zona urbana. Ele até então vivia cheio de movimentações, tendo sempre vários estímulos diariamente; seja no trabalho presencialmente, na família, festas e locais com amigos. Mas a partir do momento em que ele viu privado dentro da sua casa, ele sentiu uma inércia. E como o ser humano não gosta de ficar parado, o estímulo que ele viu nas mãos dele seria em relação a ele mesmo. Não só com ele mesmo, pois houve um aumento considerável de obras pela casa. Assim, a ideia é:' vamos mudar a parte física e também as condições do local onde estou vivendo, pois assim eu sinto que estou sendo útil'', disse ela. 



Manu Gavassi muda radicalmente de visual e traz inspiração. (Reprodução/Instagram)


Nesta busca interminável pela movimentação de algo novo em tempos que quase não há novidade, o grande público enxerga nas famosas da internet como um impulso para a experimentação. De acordo com o hair stylist Augusto Freire, após a permissão do governo de Goiás para reabrir o seu salão, houve um aumento na busca por mudança de visual por parte do público feminino.

"Assim que iniciou a pandemia o meu ramo foi um dos primeiros a poder reabrir por alguns dias, e foi um momento onde tinha mais pessoas querendo mudar. Algumas apenas em busca de algum lugar para ir como um lazer ou um meio de conexão com outras pessoas; mas outras aproveitaram o período da quarentena pra arriscar um pouco em cores e cortes que nao teriam coragem de arriscar em um momento comum", conta ele. 

Ainda segundo Augusto, o cabelo se tornou uma fonte de escape para algo novo em dias tão iguais. 

"Acho que a vontade de mudar a rotina que de certa forma se tornou monótona. E incrivelmente nessas fases elas miram no cabelo, algumas até arriscam cortar em casa. Como em toda transição da vida, o foco sempre vai para um novo cabelo. É como se o cabelo fosse a virada de chave de um novo momento. Também entramos na era dos videos para o instagram e tik tok, que é onde as pessoas querem aparecer bonitas e apresentáveis", completou. 

https://lorena.r7.com/post/Saiba-detalhes-do-casamento-de-Sasha-Meneghel-e-Joao-Figueiredo

https://lorena.r7.com/post/Lucas-Lucco-compartilha-ensaio-com-sua-familia-Para-aquecer-o-coracao

https://lorena.r7.com/post/5-perfumes-importados-e-seus-primos-baratinhos

Completando a conversa com Augusto, a psicóloga Yorrana Oliveira pontua que as celebridades são um dos principais pontos de incentivo para as pessoas no estilo de vida e mudança de visual. 

"Celebridade é um ser que sempre incentivou e sendo um espelho para muitas coisas: estilo de vida, moda, atitudes para grande parte da sociedade. Posso dizer que é um incentivo sim, mas como essa atitude acabou sendo exposto nas redes sociais via famosos, aí os demais da sociedade acabaram seguindo. Nem sei se posso nomear como ânimo, mas sim como um delírio coletivo, do qual as pessoas acabaram vendo nas famosas uma chance de se expressar e se movimentar nesses dias tão iguais", finalizou. 

Dessa forma, podemos perceber que a pandemia traz para as pessoas a ideia de se movimentar mesmo estando em casa. Alguns buscam mudanças espirituais, na alimentação e também na alternância de um cabelo ou até uma nova tatuagem. Mas o que os famosos têm a ver com isso? Apesar ter menos espaço, nos sobra mais tempo para adentrar ao mundo virtual. Ao chegar numa plataforma com o Instagram, por exemplo, somos induzidos aos padrões e estilos muita das vezes distantes da nossa realidade, mas que acabam se tornando exemplos de experimentações que podemos tentar. 

(Foto Destaque: As mudanças de visual das celebridades na pandemia estão nos afetando?. Reprodução/TV Globo/Reprodução/Instagram) 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo