Cinema/TV

"O Gambito da Rainha" é o novo xeque-mate da Netflix

O Gambito da Rainha não te ensina a jogar xadrez, mas faz você vibrar com as partidas de Beth Harmon. A sensibilidade do seriado em trazer o drama do vício e da perda tornam o seriado ainda mais interessante.

03 Dez 2020 - 21h37 | Atualizado em 03 Dez 2020 - 21h37
'O Gambito da Rainha' é o novo xeque-mate da Netflix Lorena Bueri

A pandemia fez a sede de ver série boa aflorar nos espectadores, o Gambito da Rainha, mesmo em formato de minissérie, criando o trabalho que muitos seriados de progressão tradicional não fizeram. E sim, com xadrez, meus amigos.

Leia mais: “Se Algo Acontecer... Te amo”, novo curta metragem da Netflix


Beth Harmon concentrada em uma de suas vitórias. (Foto: Reprodução/Netflix)


A série é adaptada do livro de Walter Tevis e com apenas sete capítulos de uma hora em média, Beth Harmon (Anya Taylor-Joy) passa de sua infância em um orfanato aos campeonatos de xadrez internacional. Harmon aprende jogar ainda no orfanato com o zelador no porão da instituição. Rapidamente, ela decora o nome das peças e jogadas, no entanto, se vicia em um tipo de calmante dado às crianças no orfanato.

Harmon passa a ter alucinações com o uso do medicamento e vê suas jogadas no teto de seu quarto. Ao passar dos anos, a jovem é adotada e começa sua vida efetiva no mundo do xadrez e também nos vícios de álcool e remédio. Aqui a série permite que o público vivencie não apenas as vitórias de Harmon, mas também seus dilemas.

Apesar de cobrir os jogos profissionais, a Netflix fez uma boa jogada, você não é deixado de fora por não saber xadrez ou por conhecer pouco, é observador quase participante das jogadas e consegue vibrar só pela expressão dos atores.

O seriado utiliza o pano de fundo da Guerra Fria e a briga acirrada de Estados Unidos e União Soviética, entre os anos 60 e 70. Época em que os russos dominavam como enxadristas. Apesar de ser uma história fictícia, O Gambito da Rainha consegue reunir o drama necessário para refletir e comover.


(O Gambito da Rainha adentra no universo da Guerra Fria. Foto: Reprodução/Netflix)


O fato de uma mulher chegar às grandes finais dos campeonatos, vencer o preconceito, os padrões de uma sociedade machista: “mulher não pode beber”, “mulher tem que casar", lutar contra o vício, por vezes se render, tornam Beth Harmon humana e acessível. Essa acessibilidade ao lado frágil da personagem é o que torna a série atraente. O não perfeccionismo, até nas vezes, que Harmon pouco transparece seus medos e dúvidas, ou até sofrimento, poderia parecer frio, mas não era – era real.

Enquanto Harmon não era perfeita na vida pessoal, no seu jogo ela buscava a perfeição. E por vezes foi, por vezes não.  A personagem é rodeada por pessoas do sexo oposto, mas nem por isso era a única estrela, Harmon é desenvolvida a trabalhar em equipe num jogo tão solitário, aprender a perder, mas aprende também como ganhar. Aqui a máxima ‘ninguém nasce sabendo” é colocada a todo momento e até prodígios dos jogos se encaixam.


 

(Vídeo: Reprodução: YouTube)


No fim, a personagem é direcionada para um novo capítulo, após a também perda de sua mãe adotiva Alma (Marielle Heller). Sem relacionamento fixo, controlando o vício, Harmon é a própria peça de xadrez a ser movida, podendo ir para qualquer direção, fazer todo tipo de jogada e ser aquela responsável pelo xeque-mate ou sofrer as consequências dele.

As peças de xadrez e suas “premonições” aparecem sem ajuda do vício. A pergunta é: qual será o seu próximo movimento? Afinal, a vida é um grande tabuleiro de xadrez, não é mesmo?

(Foto Destaque: O Gambito da Rainha. Reprodução/Netflix)

 

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo