Moda

Conheça a história por trás da marca de Lenny Niemeyer

Da sala de jantar para o Brasil e o mundo: saiba como a paulista Lenny Niemeyer começou uma das etiquetas mais sublimes do cenário swimwear brasileiro.

12 Jan 2022 - 10h00 | Atualizado em 12 Jan 2022 - 10h00
Conheça a história por trás da marca de Lenny Niemeyer Lorena Bueri

Tudo começou quando a paulista Maria Helena Ortiz Niemeyer se mudou para a cidade maravilhosa assim que se casou com Paulo Niemeyer Filho, em 1979. Originalmente da área de arquitetura e se vendo sem trabalho, teve a brilhante ideia de começar a tecer biquínis na sala de jantar de sua casa. Em 1991, lançou, em Ipanema, a marca que leva seu nome, expoente da versão mais glamourosa e elegante do beachwear brasileiro.

“O biquíni são quatro triângulos, né? Dois no peito e dois embaixo. Tínhamos dificuldade em achar biquíni de um tamanho adequado, em São Paulo todo mundo usa um pouquinho maior. Então comecei a fazê-los para me ocupar: pegava uma canga, cortava na mesa de jantar… E arrisquei, fiz uns ossinhos, queria tanto um biquíni desse e não tinha mais. Não havia muito aviamento naquela época, então eu mesma cortava o tutano do boi, lixava. Tudo na mão”, conta ela.


Lenny Niemeyer. (Foto: Reprodução/Vogue)


Com esse pontapé, a estilista iniciou uma carreira sem igual no Rio de Janeiro com suas peças swimwear, consagrando sua marca hoje como uma das mais elegantes e luxuosas no seu nicho. Seus primeiros experimentos saíam cada vez mais, graças a uma amiga que vendia roupas em casa. Lenny, por sua vez, começou a reparar que ela pensava (e fazia) algumas coisas bem diferentes e que o pessoal, apesar de achar inusitado, comprava. Ela percebeu que existia um déficit de produtos para consumidores mais ousados. Foi aí então que a arquiteta de formação casou seu diploma com a moda e apostou em estampas que não se enquadravam com o minimalista repercutido da época.


Lenny Niemeyer, desfile de encerramento SPFW, 2021. (Foto: Reprodução/DOL Notícias)


O primeiro desfile de Lenny aconteceu em 1996, na Semana Leslie de Estilo. A estilista relembra que a atriz Carolina Ferraz se ofereceu para fazer parte do desfile quando o drama da época era arranjar alguma celebridade para participar a fim de levantar olhares para sua marca. Carolina, com sua atitude, tornou-se não apenas amiga pessoal de Lenny como uma chave-mestra da marca.

Com o tempo, Lenny limpou seu estilo, dando mais ênfase à roupa, desafiando formas, experimentando materiais, ampliando o leque de inspirações – amadurecendo sua label de acordo com o aumento das discussões envolvidas sobre padrões de beleza.

“Hoje em dia existe uma aceitação maior da variedade de corpos. Continuo exigente na forma que elas andam e se posicionam, mas é independente do corpo. De serem mais velhas, mais novas, mais cheinhas ou mais magras”, explica.


Coleção Verão 2022, Lenny Niemeyer. (Foto: Reprodução/Metrópoles)


Sua marca completa 30 anos, e seu desfile de comemoração celebram o melhor do bom gosto de Lenny. O aniversário também engloba o lançamento da coleção de verão 2022, batizada de Origens, que traz tecidos em fibras naturais, com tingimento artesanal e em escala manual. A linha também traz o uso matérias-primas 100% sustentáveis.

Foto destaque: Lenny Niemeyer. Reprodução/Harper´s Bazzar Brasil. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo