Moda

Carolina Herrera faz 83 anos

Carolina Herrera é consagrada umas das mais influentes estilistas de toda a história. Relembre a trajetória da venezuelana responsável pela a icônica fragrância 212 Men.

10 Jan 2022 - 09h00 | Atualizado em 10 Jan 2022 - 09h00
Carolina Herrera faz 83 anos Lorena Bueri

A estilista venezuelana Carolina Herrera completou no último sábado, 8, suas 83 primaveras como uma das estilistas latinoamericanas mais vem sucedidas e influentes da história da moda. Dedicando-se 37 anos de sua vida à marca que leva seu nome, Carolina tem como cartela de clientes, como Jacqueline Kennedy, Laura Bush e Michelle Obama.

Carolina começou sua carreira em 1965 trabalhando como publicitária na sua cidade natal (Caracas), mas seu marco inicial no mundo fashion foi em 1981, aos 42 anos, quando estreou sua coleção no Metropolitan Club de Nova York, incentivada por Diana Vreeland, renomada editora da Vogue, conhecida por seu forte temperamento e criatividade inabalável. O desfile contou com presenças ilustres, como o artista Andy Warhol, vanguardista do movimento pop art.


Desfile de Inverno, Carolina Herrea, 2018, Nova Iorque. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Em 1986, Carolina Herrera teve a honraria de ser requisitada para desenhar o vestido de noiva de Caroline Kennedy. O vestido, que leva a identidade criatica de Carolina, deixou o mundo encantando por sua beleza, corte e caimento. A renda delicada mostra o quão arriscado mas impecável é o trabalho da venezuelana. O caso a impulsionou a, no ano seguinte, desenvolver sua primeira coleção voltada para vestidos de noivas. Dois anos depois, Carolina lançou sua primeira fragrância, que também leva seu nome. Já em 1991, desenvolveu o tão desejado Carolina Herrera for Men, a primeira fragrância masculina da marca e, mais tarde, em 1999, lançou o 212 for men.


Perfume 212 Men, por Carolina Herrera. (Foto: Reprodução/Del Mondo)


Para marcar o encerramento de um ciclo na sua carreira no universo fashion, Carolina Herrera, se despede do cargo de diretora criativa em 2018. Com mais de 72 desfiles organizados e apresentados por ela e 37 anos trabalhando na indústria que consagrou seu nome, a decisão de passar sua posição adiante foi revelada após apresentar sua coleção de outono no Museu de Arte Moderna em Nova York. Ao invés de diretora criativa, tornou-se "embaixadora global", admitindo Wes Gordon, designer com sua própria marca e que também atuou como seu consultor criativo, assumir seu antigo posto.


Carolina Herrera se despede da direção criativa da marca. (Foto: Reprodução Getty Images)


A estilista venezuelana ganhou inúmeras premiações, firmando seu nome cada vez mais em torno dos anos que esteve enquanto diretora criativa da marca. Entre os vários exemplos desses prêmios estão Life Achievement, em 2008 e Designer de Moda Feminina do Ano, em 2004 – dos dois referentes ao Council of Fashion Designers of America. Além deles, Caroplina também recebeu o prêmio Excelência de Nova York, do The International Centre; uma Medalha de Ouro de Mérito nas Belas Artes da Espanha pelo Rei Don Juan Carlos I e, também, a Medalha de Ouro do Instituto Espanhol Rainha Sofia em 1997.

O legado de Carolina Herrera abriu portas para que a moda enxergasse e respeitasse profissionais latinoamericanas. Suas criações sempre estarão entre as maiores revoluções da história da moda, marcadas pela elegância do feminino e elementos chiques que remetem às suas raízes venezuelanas, também se inspirando nas artes plásticas. Sua marca registrada é a camisa branca – simples, universal e versátil – com as mangas dobradas até o cotovelo. Fazendo sucesso nas vestimentas, joalheria e perfumaria, a grife de Carolina é um legado histórico. 

Foto destaque: Carolina Herrera. Reprodução/UOL

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo