Beleza

Alopecia: conheça mais sobre a condição de Jada Pinkett Smith

Mais conhecida entre homens, a calvície (ou alopecia) também assombra mulheres ao redor do mundo inteiro. Jada Pinkett Smith fala abertamente sobre seu diagnóstico.

06 Jan 2022 - 09h00 | Atualizado em 06 Jan 2022 - 09h00
Alopecia: conheça mais sobre a condição de Jada Pinkett Smith Lorena Bueri

O cabelo, assim como outros atributos, carrega consigo, muitas vezes, o peso da autoestima e da identidade de uma pessoa. A pressão para tal é, claramente, mais observada em mulheres, uma vez que sua vaidade com as madeixas é mais frequente quando comparado a homens. Uma vez que o cabelo representa tanto, a calvície feminina ainda é pouco discutida – um tabu, sendo tratada como um segredo ou coisa de outro mundo.


Caso de calvície feminina. (Foto: Reprodução/Shutterstock)


Na verdade, segundo dados disponibilizados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 30% das mulheres terão problemas relacionados à calvície até os 50 anos de idade, e pelo menos 42 milhões de brasileiros têm calvície. A alopecia é responsável por afinar os fios até que eles parem de crescer completamente. A condição é uma das principais causas da calvície nas mulheres e acontece, principalmente, na região central do couro cabeludo. Dados da Academia Americana de Dermatologia apontam que a alopecia atinge mais de 2 bilhões de pessoas no mundo, sendo que mais de 100 milhões são mulheres.

Até os 50 anos, aproximadamente, a principal causa de queda de cabelo feminino é a alopecia tipo eflúvio telógeno (queda de cabelo significativa e rápida de fios de cabelo durante a fase ativa de crescimento), muito comum principalmente em mulheres entre 18 e 35 anos de idade. As causas dessa alopecia feminina incluem estresse físico ou mental, eventos traumáticos (como a perda de um ente querido ou uma separação), medicamentos, quimioterápicos e radioterapia, dieta pobre, excesso de vitamina A, deficiência de ferro, infecção crônica e outras. Apesar disso, é possível que a alopecia tenha como principal fator uma informação genética.


Jada Pinkett Smith fala sobre sua calvíce em rede social. (Foto: Reprodução/Instagram)


A atriz, apresentadora e empresária Jada Pinkett Smith é uma das personalidades midiáticas que tem se destacado pela transparência ao lidar com a alopecia. Ao longo de 6 anos, ela tentou tratar sua queda de cabelo com diversos recursos, atém mesmo o uso de esteroides, mas que enfim aceitou sua condição e parou de buscar uma cura definitiva. Em um vídeo publicado em sua conta no Instagram, ela deu mais detalhes sobre sua atual situação, dando a oportunidade de inspirar mulheres que se inspiram e se espelham na esposa de Will Smith para lidar com o mesmo problema.

“Então, simplesmente apareceu assim e isso vai ser um pouco mais difícil para eu esconder. Então, pensei em apenas compartilhar para que vocês não fiquem fazendo perguntas. Mas vocês sabem que irei colocar alguns strass aí. Vou fazer uma pequena coroa para mim. Isso é o que eu vou fazer." disse Jada para esclarecer que não quer que seus seguidores pensem que ela fez algum tipo de cirurgia na região. Jada raspou oficialmente o resto de seu cabelo em julho do ano passado (2021), tendo o apoio da filha, Willow Smith, para prosseguir com o ato. 

Foto destaque: Jada Pinkett Smith. Reprodução/Getty Images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo