Notícias

Dados estaduais de novos casos de Covid-19 estão defasados

A diretora do Cetro de Vigilância Epidemiológica (CVE), Tatiana Lang, fala sobre a mudança da base de dados da prefeitura de São Paulo e os casos de Covid-19.

21 Jan 2022 - 21h00 | Atualizado em 21 Jan 2022 - 21h00
Dados estaduais de novos casos de Covid-19 estão defasados Lorena Bueri

A Secretaria Estadual da Saúde afirmou nesta quinta-feira (20), que os dados de novos casos de Covid-19 do estado estão defasados. Isto é, o governo de São Paulo contabiliza menos casos novos pra todo estado do que a prefeitura registra apenas na capital paulista. A diretora do Cetro de Vigilância Epidemiológica (CVE), Tatiana Lang, foi quem fez o reconhecimento de que há problemas nas estatísticas estaduais.  

Lang afirmou que os técnicos devem se reunir na próxima segunda-feira (24), para, ao menos, tentar solucionar tal discrepâncias entre os dados do estado e dos municípios, principalmente da capital. Ela considera que uma mudança na base de dados da prefeitura de São Paulo fez com que os técnicos do estado não percebessem uma parte dos casos que são incluídos pela prefeitura. 


Especialista em saúde fazendo teste do Covid-19. (Foto: Reprodução / Getty Imagens) 


Na semana anterior, a pasta estadual alegou que a divergência ocorria poque a prefeitura não estava seguindo critérios do Ministério da Saúde para classificação dos casos, o que foi contestado pelo município. 

Segundo o levantamento, do dia 1º ao dia 19 de janeiro, o município de São Paulo notificou 96.932 casos de Covid-19. Já o governo paulista teve 67.413 casos notificados em todo o estado, no mesmo período, de acordo com a tabela da Secretaria da Saúde, que utiliza os mesmos sistemas que a prefeitura da capital para a obtenção dos dados. 

Segundo o g1 a comparação foi feita através dos dados dos sistemas Sivep-Gripe e e-SUS Notifica, de acordo com a extração a disponibilizada nos sites oficiais da Secretaria Municipal da Saúde da capital e da Secretaria Estadual da Saúde. 

Pesquisadores afirmaram que as autoridades devem explicar o porquê de a capital ter mais registros, tendo em vista que os números são registrados nas mesmas plataformas. Por mais que seja considerado apenas os casos confirmados pela prefeitura de São Paulo por critério laboratorial, isto é, somente os registros com testes positivos para a Covid a capital, ainda sim, supera o estado em número de casos. 

Segundo a servidora, o problema não seria apenas do município e muito menos do estado. Na próxima segunda-feira, uma equipe técnica de tecnologia vai se reunir para “reavaliar esses scripts” junto com técnicos da capital.  

 

Foto destaque: Pessoa armazenando teste do covid-19. Reprodução / Getty Imagens  

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo