Tech

Alexa será enviada ao espaço em uma missão pela Nasa

Um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a corrida espacial entre bilionários. Alexa será enviada ao espaço em testes para comunicação de astronautas para missões futuras.

11 Jan 2022 - 11h00 | Atualizado em 11 Jan 2022 - 11h00
Alexa será enviada ao espaço em uma missão pela Nasa Lorena Bueri

Em março ou abril deste ano, a Nasa lançará a espaçonave não tripulada Órion e junto a assistente de voz da Amazon, Alexa. O objetivo é que os testes feitos possam ajudar na evolução da tecnologia, pensando em missões futuras e que incluam a comunicação dos astronautas. A Alexa que irá ao espaço é diferente da convencional. O sistema tem a tecnologia Callisto,desenvolvida por uma parceria entre Lockheed Martin e a Amazon.


Material de divulgação da nova tecnologia da Amazon, Callisto. (Foto:Reprodução/Divulgação/Amazon)


O dispositivo desenvolvido permite que a Alexa funcione sem qualquer conexão com a internet, também permite ao sistema operar a plataforma de videoconferência Webex fora do planeta. O sistema já vem sendo testado no Johnson Space Center, em Houston,nos EUA, pela Nasa. Da Terra, será possível que os astronautas coletem dados da missão relacionado a aeronave, como status de voos e telemetria.

Apesar desta ser a primeira parceria oficial entre Amazon e Nasa, essa não é a primeira vez que Jeff Bezos tem ligação com a agência espacial americana. A Blue Origin, empresa também de Bezos, focada em viagem comercial para o espaço, moveu uma ação federal contra o governo dos Estados Unidos sobre a decisão da Nasa de conceder contrato exclusivo de US$ 2,89 bilhões à SpaceX, empresa do outro bilionário Elon Musk. O contrato exclusivo entre a SpaceX e Nasa prevê a construção de uma sonda lunar fazendo parte do programa Artemis, coordenado pelo governo norte-americano. 

Apesar de ainda não ter acontecido, pessoas ja veem semelhança com o filme: "2001: Uma Odisseia no Espaço". filme de Stanley Kubrick, onde alguns astronautas entram numa batalha de vida ou morte com uma inteligencia artificial que suprime informações aos astronautos durante uma missão espacial. No filme de 1968, a inteligencia artificial chamada de HAL também é responsável pela coleta, distribuição e comunicação dos astronautas. Outra grande coincidência é que, no filme, também há uma pandemia em curso.

Foto Destaque: Montagem com Alexa. Reprodução: EXAME

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo