Beleza

Lipcare: veja como manter os lábios hidratados e bonitos

Assim como o skincare diário, é importante investir em um lipcare todos os dias, com cuidados labiais de hidratação e fotoproteção

23 Fev 2024 - 14h55 | Atualizado em 23 Fev 2024 - 14h55
Lipcare: veja como manter os lábios hidratados e bonitos Lorena Bueri

Os lábios são formados por uma pele bastante fina em comparação com outras áreas do corpo. Justamente por isso, são mais suscetíveis a danos ambientais, como o sol e o vento, aos maus hábitos, como cigarro e falta de hidratação, e o próprio envelhecimento biológico.

Desde muito pequenos devemos cuidar dos nossos lábios. Isso é fundamental porque, com o passar do tempo, essa pele fina enruga, fica mais ressecada, perde volume e coloração, além do risco de cancerização”, explica a dermatologista Dra. Cintia Guedes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Uso de cosméticos 

A dermatologista destaca que a primeira atitude para cuidar dos lábios é usar cosméticos que ajudam principalmente na hidratação e na fotoproteção dessa área. “Os hidratantes labiais são importantes para manter os lábios bem hidratados. Fatores como vento, frio, uso de alguns medicamentos podem deixar os lábios mais secos. Além disso, o lábio é uma área muito exposta ao sol e pouco protegida, sendo um dos locais mais comuns para o aparecimento do câncer de pele. Por isso, o uso de protetor solar específico para os lábios diariamente é essencial”, garante a médica.

De acordo com a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gerente técnica da Biotec Dermocosméticos, existem vários ativos para o cuidado labial. “Podemos usar: Hyaxel, ácido hialurônico vetorizado pela molécula de silanol biologicamente ativo; Polymol Karité, que é a manteiga de karité; e o blend Omega 3, 6, 7 e 9. Hyaxel ajuda na retenção da umidade, promovendo hidratação labial, além de aumentar o volume labial (efeito plump). Polymol Karité hidrata profundamente os lábios, ajudando a suavizá-los e a reduzir o ressecamento labial; e o Omega 3, 6, 7 e 9 reduz a inflamação dos lábios, aliviando a irritação e a vermelhidão associada à pele seca e rachada”, explica a farmacêutica. Esses cuidados devem ser diários.

Solução para a perda de colágeno nos lábios

Com o passar dos anos, a pele perde colágeno e com os lábios acontece o mesmo. “Os lábios ficam cada vez mais finos, ocorre perda do contorno, passar batom fica mais difícil e os cantos dos lábios ficam para baixo. O ácido hialurônico, uma substância que existe na pele e é responsável pela hidratação e sustentação, também diminui em quantidade. Por isso os lábios ficam mais ressecados. Como os lábios ficam menos volumosos, é comum o aparecimento das rugas periorais, chamadas de código de barras”, diz a médica.

Podemos tratar essas alterações com lasers e injetáveis. O laser Pro Collagen, por exemplo, age desde a camada muscular até a derme, retendo água na pele e hipertrofiando os tecidos, o que pode ajudar no aumento de volume. O ácido hialurônico também pode ser injetado para melhora do contorno ou volume dos lábios. Os efeitos nesse caso são imediatos e duram em média um ano”, diz a médica, que destaca que alguns lasers também são responsáveis por melhorar a coloração da pele.

Para conferir hidratação aos lábios e evitar aquela “pelinha” descamando, uma boa solução é o HydraFacial Perk Lábios. “Em consultório, a experiência HydraFacial Perk Lábios é realizada com a exclusiva tecnologia roller-flex, que, por meio de sucção à vácuo, promove uma limpeza e esfoliação suave enquanto deposita na pele da região um poderoso sérum nutritivo e hidratante, que, após o tratamento, é levado pelo paciente para ser aplicado em casa, assim contribuindo para prolongar e melhorar gradualmente os resultados do procedimento”, explica a dermatologista Dra. Ana Macedo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. O resultado, que pode ser visto imediatamente, são lábios mais sedosos, hidratados e brilhantes, além de um efeito volumizador temporário.

Por fim, a médica Dra. Cintia ressalta que o uso de cosméticos ajuda na hidratação e prevenção do câncer de pele. “Por isso, o ideal é associar os tratamentos, para um resultado estético satisfatório”, finaliza a Dra. Cintia.

DRA. CINTIA GUEDES: Dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro.

MARIA EUGENIA AYRES: Graduada em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz com Pós-Graduação em Farmacologia Clínica.

Foto destaque: lipcare (Foto/ reprodução)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo