Saúde

Dia do Uso Racional de Medicamentos: Conheça os perigos da automedicação

Apesar de ser um hábito da maior parte da população brasileira, o uso de remédios sem prescrição médica poder gerar uma série de doenças graves e levar à morte.

05 Mai 2022 - 17h35 | Atualizado em 05 Mai 2022 - 17h35
Dia do Uso Racional de Medicamentos: Conheça os perigos da automedicação Lorena Bueri

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), a automedicação é um hábito para 77% da população brasileira, e as mulheres são as que mais administram medicações por conta própria, pelo menos uma vez ao mês. Ainda segundo o levantamento, familiares, amigos e vizinhos são os principais influenciadores desta prática, 25%.

No dia 5 de maio comemora-se o dia nacional do uso racional de medicamentos, a data busca conscientizar e alertar a população aos riscos da ingestão inadequada de fármacos e da importância da participação de profissionais de saúde na escolha da medicação que será administrada.

O uso irresponsável de remédios pode gerar graves reações à saúde, podendo levar a intoxicação, dependência e iatrogenia (efeitos adversos ou agravados na saúde do paciente)

Durante a pandemia de Covid-19 em 2020, quando circularam diversas Fake News que influenciaram milhares de pessoas a ingerir cloroquina e hidroxicloroquina com base nos supostos efeitos contra o Covid, mesmo sem qualquer comprovação científica. A corrida às farmácias e a alta demanda reduziram drasticamente os estoques do medicamento, dificultando a compra para pessoas que o utilizavam no tratamento de doenças autoimunes como lúpus e artrite reumatoide.


Pessoa comprando Hidroxicloroquina (Foto: Reprodução/Brasil de Fato)


No entanto, zerar os estoques é apenas uma das consequências do uso indiscriminado de fármacos, diversos brasileiros têm o costume de armazenar medicamentos em casa, mas com o passar do tempo eles podem se degradar e acabar gerando substâncias tóxicas ao organismo

A interação medicamentosa, como é conhecida a mistura de medicamentos pode alterar os resultados esperados e serem altamente nocivos, o uso cotidiano de “inofensivas” vitaminas Sem prescrição médica, um costume extremamente comum, pode trazer consequências gravíssimas à saúde.

Portanto, é importante jamais ingerir nenhum tipo de medicação sem orientação Médica Para evitar futuros problemas de saúde e colaborar para a redução dos altos índices de automedicação no Brasil.

 

Foto destaque: Pessoa utilizando remédios (Foto / Reprodução: Migalhas)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo