Saúde e Bem Estar

Os Benefícios da água para a saúde

O consumo de água é essencial para a saúde humana. Dentre os muitos benefícios, melhora a circulação sanguínea, regula a temperatura corporal e ajuda na absorção de nutrientes de outros alimentos.

3 min de leitura
06 Out 2020 - 15h57 | Atulizado em 06 Out 2020 - 15h57

A água é um bem natural e um dos mais importantes para o funcionamento da vida humana, e nesse calor é importante sempre nos mantermos hidratados o tempo todo. Aproximadamente 70 % de nosso corpo é composto de água, ela ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes.

A recomendação geral é que se consuma 2 litros de água por dia. Sucos, chás e frutas naturais também podem entrar na contagem, mas dê preferência à água pura, é o que recomenda especialistas.“O que se sabe é que a hidratação é fundamental para que as fibras alimentares exerçam o seu papel no funcionamento do intestino. Pois as fibras, quando chegam ao intestino, absorvem água. Nesse momento, elas incham e aumentam a quantidade de bolo fecal, deixam as fezes mais macias, o que facilita a evacuação. É dessa forma que os líquidos influenciam positivamente no funcionamento do intestino" segundo a nutricionista Sandra Muttoni, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) , vinculado ao Ministério da Saúde, em entrevista para o Blog da Saúde.

Leia mais: Cuidados com a exposição ao sol


Mulher bebendo água. (Foto: Reprodução/Melissa Setubal)

Mulher bebendo água. (Foto: Reprodução/Melissa Setubal)


Os benefícios da água para o nosso corpo

A Unimed listou alguns dos beneficios ao ingerir água para o nosso organismo, confira: 

  • Regula a temperatura corporal
  • Auxilia na desintoxicação do corpo
  • Ajuda na absorção de nutrientes de outros alimentos
  • Deixa a pele mais bonita e hidratada
  • Auxilia no metabolismo celular, contribuindo para o emagrecimento
  • Previne o aparecimento de pedras nos rins
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Facilita a digestão de refeições
 Além disso é importante ressaltar que pessoas que realizam muitas atividades físicas durante o dia, devem se manter hidratadas o tempo todo por conta da perda constante de líquidos.
 

(Foto Destaque: Água. Reprodução/Sulinfoco)

Deixe um comentário