Bem Estar

Micose: Saiba o que é e como se prevenir dessa infecção comum no verão

A micose é uma infecção bastante comum no verão pelo fato de haver muito calor e umidade. Saiba quais são os tipos e o que fazer para se prevenir dessas infecções.

05 Jan 2021 - 15h23 | Atualizado em 05 Jan 2021 - 15h23
Micose: Saiba o que é e como se prevenir dessa infecção comum no verão  Lorena Bueri

Estamos na estação mais quente do ano, o Verão. Apesar de estarmos no meio de uma pandemia, não podemos nos descuidar de algumas doenças que aparecem mais frequentemente nesta época do ano como as micoses por exemplo. De acordo com a Sociedade Brasileira de dermatologia, Micoses são infecções causadas por fungos que atingem as unhas, cabelos e a pele. O calor e a umidade são condições ideais para o desenvolvimento dos fungos.

Leia mais: Síndrome do pânico: Entenda o que é e como identificá-la

Principais tipos

 

- Pitiríase versicolor: São manchas brancas, descamativas, que podem estar agrupadas ou isoladas. Surgem normalmente na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. A pitiríase versicolor é mais comum em adolescentes e jovens, sendo que pessoas de pele oleosa estão mais suscetíveis a apresentar este tipo de micose.

- Tineas (tinhas): O principal sintoma é coceira. Aparecem como manchas vermelhas de superfície escamosa. As tinhas manifestam-se em qualquer lugar do corpo, sendo mais comum as dos pés, como a “frieira”.

- Candidíase: Se manifesta de diversas formas, como placas esbranquiçadas na mucosa oral, comum em recém-nascidos (“sapinho”), vaginal, peniana, intestinal.

- Onicomicoses: Caracteriza-se por alterações na cor da unha. Geralmente a unha se descola do leito e se torna mais espessa. Pode também haver mudança na coloração e na forma.


 

Tinhas (frieira) , micose que é comum nos pés. Reprodução/Shutterstock


Como se prevenir? 

 

De acordo com o Ministério da Saúde, essas são as principais formas de se prevenir das micoses. Veja:

- Seque-se sempre muito bem após o banho, principalmente as dobras de pele como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés;
- Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo;
- Evite o contato prolongado com água e sabão;
- Não use objetos pessoais (roupas, calçados, pentes, toalhas, bonés) de outras pessoas;
- Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas);
- Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário;
- Evite mexer com terra sem usar luvas;
- Use somente o seu material de manicure;
- Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados;
- Evite roupas quentes e justas. Evite os tecidos sintéticos, principalmente nas roupas íntimas;
- Prefira sempre tecidos leves como o algodão.

(Foto Destaque: Micose: saiba o que é e como se prevenir dessa infecção comum no verão. Reprodução/Freepik)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo