Bem Estar

Hortelã e seus benefícios para a saúde

Apesar de pequena a planta de hortelã tem grandes benefícios para a saúde. Rica em vitamina A e C, ajuda na má digestão, alivia gases intestinais e age como antisséptico.

09 Nov 2020 - 14h13 | Atualizado em 09 Nov 2020 - 14h13
Hortelã e seus benefícios para a saúde Lorena Bueri

A planta Hortelã é muito conhecida no Brasil, por estar presente em balas, chicletes, sucos, drinks e muito utilizada para temperar a comida. Com mais de 25 tipos diferentes de hortelã, as mais conhecidas no país são Mentha Piperita, Mentha Spicata e Hyotis crenata. A diferença entre as espécies está no formato das folhas, dos caules, da coloração, do odor e do sabor.

Além disso, a hortelã é muito utilizada para se fazer chá, pois reduz os gases, evita a má digestão e melhora a síndrome do intestino irritável. Além de, conter propriedade antioxidantes e estimuladoras da imunidade, a hortelã é rica em vitamina A ( previne infecções e tem ações antioxidantes ) e C ( melhora a imunidade ).

Leia mais: Babosa: um potencial nutritivo para saúde do corpo


Chá de Hortelã (Foto: Reprodução/Opas)

Chá de Hortelã. (Foto: Reprodução/Opas)


Principais benefícios da hortelã para a saúde

De acordo com o site Tua Saúde, esses são os principais benefícios ao consumir hortelã:

 

Alivia gases intestinais: Pois, esta planta tem efeito anti-espasmódico, capaz de diminuir cólicas intestinais e alterações digestivas, e anti-emético, aliviando náuseas e vômitos;

Facilita a digestão e diminui a azia: Ativa a produção de bile e melhora a função do sistema digestivo;

Ajuda a aliviar a febre: Principalmente, quando associado com gengibre, pois estimula a circulação;

Combate a dor de cabeça: Por ser vasodilatador e capaz de ativar a circulação;

Diminui sintomas de estresse, ansiedade e agitação: Por ter efeitos tranquilizantes;

Age como antisséptico: É capaz de dificultar o crescimento de bactérias e amebas no trato digestivo.

  

A hortelã é contraindicada para gestantes, lactantes, pacientes com obstrução dos ductos biliares, pessoas com anemia, crianças menores de dois anos e pessoas com hipersensibilidade ao óleo essencial.

Segundo orientação de especialistas, o recomendavel é consumir cerca de 50 gramas de folhas de hortelã ao dia, o equivalente a duas colheres de sopa.

 

(Foto destaque: Hortelã e seus benefícios para a saúde. Reprodução/Freepik)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo