Esportes

O segredo do sucesso de Maurício Barbieri à frente do Red Bull Bragantino

Atual técnico do Red Bull Bragantino, Maurício Barbieri é o treinador mais longevo no cargo nas três principais divisões do futebol brasileiro; veja uma análise tática do sucesso do treinador em campo.

10 Jan 2022 - 21h25 | Atualizado em 10 Jan 2022 - 21h25
O segredo do sucesso de Maurício Barbieri à frente do Red Bull Bragantino Lorena Bueri

No futebol brasileiro, é cada vez mais difícil encontrar trabalhos longevos envolvendo treinadores e equipes, e os motivos são os mais diversos possíveis, resultando quase sempre em demissões precoces dos técnicos. Aos poucos, vemos uma mudança na cultura de troca de técnicos nos clubes brasileiros, porém ainda surpreende quando vemos um trabalho duradouro no cargo, como o caso de Maurício Barbieri à frente do Red Bull Bragantino.

Em recente levantamento feito pelo 'ge', foi possível observar os treinadores que estão há mais tempo em seus cargos nas séries A, B e C do Brasileirão, e quem lidera esse pelotão é Maurício, que chegou ao clube de Bragança Paulista no dia 4 de setembro de 2020, somando um ano e quatro meses no comando técnico da equipe. Sua permanência não é atoa, prova disto é a recente participação de sua equipe na Copa Sul-Americana, onde o RB Bragantino foi finalista junto ao Athletico Paranaense, terminando a campanha com o vice-campeonato da competição continental. Mesmo sem o título, o resultado foi muito positivo e significou um marco muito relevante no início do grande e ambicioso projeto da Red Bull no futebol brasileiro. Além disso, o clube conquistou no último Campeonato Brasileiro, a inédita classificação direta para a fase de grupos da Libertadores deste ano.


Em 2021, o  RB Bragantino conquistou a classificação inédita para a Libertadores. (Foto: Reprodução/Instagram)


O segredo tático de Barbieri

A principal característica do Red Bull Bragantino liderado por Barbieri, em maior parte da campanha na última temporada, foi a "marcação pressão". Sendo assim, uma das equipes brasileiras que mais pressionam em campo os seus adversários, enduzindo eles ao erro, principalmente na saída de bola. Esta postura do Massa Bruta se encaixa quase sempre em campo, independente do modelo tático de jogo do rival. Em campo, os jogadores de Maurício Raniei buscam encurralar os jogadores adversários, empurrando eles para o campo defensivo, para que possam fechar a marcação e diminuir as opções de passe, recuperando assim a bola em seu campo de ataque, e mais próximo do gol.

Com raras excessões, e mesmo nem sempre conquistando o melhor resultado, essa foi a postura do RB Bragantino nas partidas da última temporada, independente da qualidade da equipe rival. Esse foi o motivo de maior destaque do aguerrido e concentrado time treinado pelo inteligente e ousado Maurício Barbieri. O RB Bragantino também chamou a atenção pela sua organização em campo, onde cada jogador sabe do seu papel na marcação e na criação de jogadas do time. Criações essas, sempre executadas de maneira muito inteligente, com a saída de bola bem trabalhada e os jogadores de ataque saindo de suas posições, atraindo assim a marcação adversária, abrindo buracos e espaço para passes e corridas ofensivas, além de gerar superioridade númerica na busca pelo gol.

Resultados, objetivos do clube e visão do treinador

Com esta análise tática, podemos concluir que, com uma mentalidade jovem e perfil intenso, Mauricio Barbieri montou uma equipe consistente que costuma ferir seus adversários. Prova disso foi que em 2021, o Red Bull Bragantino terminou uma das melhores temporadas em sua história, com 98 gols marcados, confirmando a qualidade do sistema ofensivo.

Já visando a temporada de 2022 à frente do comando do RB Bragantino, Maurício Barbieri sabe que o sarrafo do clube subiu dentro do futebol brasileiro, já que o clube busca obter boas campanhas no Campeonato Brasileiro e na Libertadores, e quem sabe beliscar um título das competições em que o Massa Bruta pode incomodar os gigantes do futebol brasileiro, como no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil. Tal feito já foi comprovado no excelente trabalho que rendeu o vice-campeonato da Copa Sulamericana de 2021, como já citado nesta matéria. 


Maurício Barbieri orienta time durante partida da Copa Sul-Americana. (Foto:Reprodução/Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)


Ciente do momento atual da equipe, Barbieri acredita que os adversários do Massa Bruta serão mais cautelosos depois do que se viu do clube nos últimos meses, já que o time foi sexto colocado no campeonato nacional e finalista de uma competição  continental, chamando a atenção da mídia.

"Temos que colocar como meta chegar o mais longe possível na Libertadores, que foi o que fizemos na Copa Sul-Americana e acabou dando certo. No Brasileiro, teremos um desafio enorme, porque os adversários passarão a olhar pra gente de uma outra maneira. Vamos precisar fazer mais e melhor pra atender às expectativas de todos. Não tem segredo: o caminho é trabalhar, se dedicar e buscar as soluções", disse Maurício Barbieri, em recente entrevista.

Com a classificação para a Libertadores, o calendário do Red Bull Bragantino estará bem cheio nesta temporada, e o clube já entra em campo pela primeira vez no próximo dia 26 de janeiro, em jogo contra o Mirassol pelo Campeonato Paulista.

 

Foto destaque: Maurício Barbieri, técnico do RB Bragantino. Reprodução/Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo