Notícias

Amsterdã restringe a criação de novos hotéis para preservar a cidade do turismo em massa

A cidade que atrai mais de 20 milhões de visitantes anuais busca preservar a qualidade de vida dos residentes; limitando o número de pernoites em hotéis por ano

20 Abr 2024 - 08h45 | Atualizado em 20 Abr 2024 - 08h45
Amsterdã restringe a criação de novos hotéis para preservar a cidade do turismo em massa Lorena Bueri

Em uma medida visando conter o grande fluxo turístico, Amsterdã decidiu impor um embargo na construção de novas instalações hoteleiras. A decisão, anunciada na última quarta-feira (17), visa preservar a qualidade de vida na metrópole holandesa, que se vê sobrecarregada por mais de 20 milhões de visitantes anualmente.

Este número ultrapassa o de cidades como Roma, Paris e Londres, tornando Amsterdã o destino mais procurado da Europa.


Embed from Getty Images

O uso de cannabis nas ruas se tornou proibido como mais uma tentativa de controlar o turismo desenfreado (Foto: reprodução/Stefano Guidi/GettyImages Embed)


Nova regra para a rede hoteleira

A nova política estabelece que apenas se um hotel existente encerrar suas atividades, ou se um projeto for considerado superior ao substituído, poderá haver a construção de um novo empreendimento. O governo anunciou que esta mudança tem o objetivo de manter Amsterdã segura para moradores e visitantes, limitando a quantidade a possibilidade de reservas para conter o fluxo desenfreado de turismo. Desta forma, haverá menos de 20 milhões de reservas na rede hoteleira por ano. Número não superior ao que existe atualmente.

A medida não afeta os hotéis que já possuem licenças aprovadas anteriormente, mas é um claro sinal do esforço contínuo da cidade em moderar o número de visitantes. Nos últimos anos, Amsterdã tem enfrentado desafios relacionados ao turismo de massa, muitas vezes associado ao famoso distrito da luz vermelha com o mercado de drogas e sexo.

Proibição de cruzeiros

Como parte de uma série de iniciativas para atenuar esses problemas, a cidade já havia proibido cruzeiros e fechado terminais para grandes embarcações no ano passado. Adicionalmente, o consumo de cannabis foi restringido a locais privados e estabelecimentos licenciados, e as excursões pelo distrito da luz vermelha foram banidas.

Essas ações refletem a preocupação com o bem-estar dos menos de um milhão de habitantes da cidade, que mensalmente veem o número de turistas superar o de residentes. Em 2023, o volume de visitantes ultrapassou a marca dos 20 milhões, consolidando Amsterdã como um dos principais polos turísticos do continente, superando outros destinos tradicionais europeus.

Foto Destaque: Holanda proíbe a criação de novos hotéis para controlar o fluxo de turismo (Reprodução/Karl Hendon/GettyImages Embed)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo