Bem Estar

Os benefícios da prática de atividades físicas para combater a covid-19

Entenda como a prática constante de atividades físicas pode ser muito benéfica para a saúde de um modo geral e como isso influencia no combate ao coronavírus.

13 Set 2021 - 18h22 | Atualizado em 13 Set 2021 - 18h22
Os benefícios da prática de atividades físicas para combater a covid-19 Lorena Bueri

A atividade física sempre foi uma das maiores aliadas do bem-estar e da saúde, ajudando tanto a prevenir quanto tratar diversas doenças como diabetes e pressão alta. Os seus benefícios não param por aí, uma vez que é extremamente importante ter um sistema imunológico mais forte para resistir ao coronavírus.

As diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam para a relação entre o aumento da função imunológica com a prática de atividades físicas, auxiliando no aumento da saúde pulmonar, cardiovascular, reduz a inflamação sistêmica e promove, também, uma melhora na saúde mental. Dessa forma, entende-se que a prática de exercícios físicos carrega uma gama de benefícios que somados, garantem um equilíbrio no sistema imunológico, garantindo, assim, a produção de anticorpos mais eficientes e resistentes.

 

Cidade de São Paulo enfrenta atraso no calendário de vacinação

Brasil bate recorde de imunizados contra a covid-19 no período de 24 horas

Doação de medula óssea: todo cidadão pode salvar uma vida

 

Existem estudos que apontam o fato de que a maioria das condições graves de pessoas com covid-19 está ligada a um desequilíbrio do sistema imune. Além disso, os fatores de risco para o vírus incluem comorbidades como a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, que podem ser cuidadas, mitigadas pela prática frequente de alguma atividade física.

Outro fato que pode ser citado é a influência dos interferons (IFN) na resposta viral. Estudos apontam para a sua supressão observada em pacientes com coronavírus. Os IFNs são parte da resposta do sistema imune, dessa forma é possível entender que com um sistema imune saudável e com um bom funcionamento, devido à pratica de atividades físicas, pode ser essencial para que o corpo responda da maneira mais eficiente possível ao coronavírus ou qualquer outro vírus.


Os benefícios da prática de atividades físicas para combater a covid-19. (Foto: Reprodução/ pexels)


É muito importante entender que não é preciso ficar muitas horas praticando algum exercício físico para sair do sedentarismo. Alguns estudos mostram que 150 minutos ao longo de uma semana que equivale a aproximadamente 22 minutos diários, já é o suficiente para atingir o limite da atividade física. Mas não precisa necessariamente se inscrever em uma academia ou começar a fazer crossfit na praia debaixo do sol, o ideal é encontrar uma atividade do seu agrado, que se encaixe de maneira confortável na sua programação diária como por exemplo, a prática de caminhadas regulares, que é extremamente acessível e eficiente.

 

Foto Destaque: Os benefícios da prática de atividades físicas para combater a covid-19. (Reprodução/ pixabay)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo