Bem Estar

Entenda como funciona aneurisma cerebral e AVC, que levaram a morte de Josy Oliveira, ex-BBB

Entenda os sintomas e causas do aneurisma e o AVC hemorrágico, que levaram Josy Oliveira a óbito durante um procedimento cirúrgico, além de entender a relação entre ambos.

06 Set 2021 - 14h20 | Atualizado em 06 Set 2021 - 14h20
Entenda como funciona aneurisma cerebral e AVC, que levaram a morte de Josy Oliveira, ex-BBB Lorena Bueri

Morreu neste sábado (4) Josy Oliveira, 43 anos, participante da nona edição do BBB e cantora. A morte ocorreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que aconteceu durante uma cirurgia para tratar um aneurisma, que foi diagnosticado, segundo familiares, no ano de 2020.

Devido ao ocorrido, algumas dúvidas podem surgir em relação a doença que ela estava tratando e ao AVC, que acabou sendo fatal para Josy. O Aneurisma cerebral acontece devido a um enfraquecimento de uma artéria que acaba se dilatando e representando, assim, elevados riscos de rompimento. Mas, até chegar neste estágio, a artéria vai sofrendo pressões sanguíneas cada vez mais constantes ao longo do tempo.

Brasil vê queda no número de mortes por covid-19 e tem 62,98% da população com ao menos uma dose da vacina

Covid-19: Entrega da AstraZeneca será interrompida por 10 dias e a Anvisa Interditou lotes da CoronaVac

Proxalutamida : Anvisa suspende e manda investigar importação e uso do medicamento no Brasil

O aneurisma, por sua vez, pode surgir devido a predisposições genéticas ou pode ser adquirido a partir de fatores como hipertensão, tabagismo, consumo excessivo de álcool e traumas. É importante reforçar que é preciso atenção caso um membro da família é diagnosticado com aneurisma, uma vez que existe o risco de ser algo genético. O seu diagnóstico é feito uma série de exames com o profissional indicado, com o objetivo de definir o melhor tratamento possível.

Quando um aneurisma cerebral rompe, existem grandes chances de provocar AVC hemorrágico, que varia entre alguns níveis de gravidade, podendo ser muito ou pouco grave. O AVC hemorrágico acontece devido a uma ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro, causando, assim, uma hemorragia no local, impedindo a circulação do sangue em uma determinada parte do cérebro.


(Foto: Entenda como funciona aneurisma cerebral e AVC, que levaram a morte de Josy Oliveira, ex-BBB. Reprodução/ Instagram/ josyoliveiraoficial )


No cérebro, existem alguns espaços responsáveis pela produção do líquido cefalorraquidiano, que fica contido nos ventrículos, que são bolsões localizados dentro do próprio cérebro. Dessa forma, em um procedimento cirúrgico para tratar o aneurisma cerebral, pode acontecer o AVC hemorrágico, fazendo expandir a pressão intracraniana, que dificulta a reabsorção do líquido cefalorraquidiano, ou seja, este acaba acumulando dentro dos ventrículos causando seu inchaço. Esse acontecimento é uma complicação chamada de hidrocefalia, que pode ser fatal.

Os pricipais sintomas do aneurisma surgem, na maioria das vezes, quando ele jompe ou está vazando. A pessoa pode sentir dores de cabeça constantes, náuseas e vômitos, convulsões, desmaios e entre outros. O importante é sempre buscar ajuda médica imediatamente, principalmente quando existem suspeitas de rompimentos de um aneurisma. 

 

Foto destaque: Entenda como funciona aneurisma cerebral e AVC, que levaram a morte de Josy Oliveira, ex-BBB. (Reprodução/ pixabay)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo