Bem Estar

Anticoncepcional masculino: alemã cria um dispositivo promissor

Designer alemã recebe prêmio por desenvolver um dispositivo capaz de servir como anticoncepcional para homens. Os cientistas prometem iniciar mais testes.

21 Out 2021 - 15h57 | Atualizado em 21 Out 2021 - 15h57
Anticoncepcional masculino: alemã cria um dispositivo promissor Lorena Bueri

A designer alemã, Rebecca Weiss, ganhou o prêmio James Dyson Award por ter projetado um aparelho capaz de servir como um anticoncepcional masculino. O Dispositivo, chamado de Coso, foi criado para dar um "banho" de ultrassom nos testículos capaz de impedir, dessa forma, a mobilidade dos espermatozoides. 

Fruto de uma parceria entre Rebecca e pesquisadores dos Estados unidos, o método foi publicado na revista científica Reproductive Biology ande Endocrinology. O princípio do aparelho é de que ele sirva como uma banheira de uso doméstico, onde o homem deve colocar o testículo a cada dois meses. Ao fazer isso, o dispositivo iria causar ondas de ultrassom capazes de diminuir a mobilidade dos espermatozoides.

"O princípio é muito interessante, ele faz com que a cauda do espermatozoide perca mobilidade. É uma ideia antiga, testada com sucesso em animais, e que em tese pode funcionar em humanos", segundo Edson Borges, diretor científico do Fertility Medical Group e, também especialista em reprodução humana.


Variedade de cores dos modelos do coso. (Foto: Divulgação/ The James Dyson Award)


Rebecca Weiss ganhou o principal prêmio do James Dyson Award por ter criado um dispositivo com um bom design e inovador. A premiação busca "celebrar, encorajar e inspirar designers a terem ideias que solucionem problemas". Além do reconhecimento, ela recebeu US$ 45 mil, que equivale a 250 mil reais.

Apesar de ter resultados positivos e promissores, ainda é preciso fazer mais pesquisas e testes, uma vez que só foram feitos experimentos com ratos, que se mostraram eficazes até então. Além disso, esse método é indolor e não faz utilização de hormônios. Desse modo, é completamente reversível e precisa ser utilizado com intervalos de meses. 

Prestes a completar 70 anos de reinado, rainha Elizabeth II é aconselhada a parar de tomar drinques regularmente

Estudos comportamentais e genéticos contribuem para diagnóstico de autismo

Avançam estudos para vacinas contra gripe com RNA mensageiro

Rebecca conta sobre sua motivação para criar tal projeto, que aconteceu logo após ser diagnosticada com câncer no colo do útero, com a possibilidade de ter sido causado pelo uso constante de anticoncepcionais. Sendo assim, ela buscou métodos alternativos, mas logo percebeu que quase não existiam contraceptivos para homens. 

"O problema não é exclusivamente meu. Afeta muitos outros também. Isso também é evidente na crescente discussão pública atual sobre a falta de alternativas anticoncepcionais. Portanto, decidi lidar com o desenvolvimento de uma nova abordagem anticoncepcional para homens em minha tese de mestrado em Desenho Industrial na Universidade em que estudo", falou ela ao receber o prêmio. 

 

Foto destaque: Anticoncepcional masculino: alemã desenvolve método promissor. (Reprodução/ James Dyson Awards)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo