Bem Estar

Dormir com meias ajuda a relaxar e é aconselhável por especialistas

Cientistas perceberam que usar meias à noite favorece o sono mais rápido; pés aquecidos enviam uma mensagem ao cérebro para indicar ao corpo que é hora de ir para cama.

08 Dez 2021 - 19h59 | Atualizado em 08 Dez 2021 - 19h59
Dormir com meias ajuda a relaxar e é aconselhável por especialistas Lorena Bueri

Dormir bem é essencial e o que muitos ainda não sabem é que existe uma maneira fácil de relaxar usando algo que todo mundo tem em casa: um par de meias. Não importa se é nova ou velha basta agasalhar os pés para que a meia se torne uma espécie de isolante térmico capaz de apresentar mais eficiência do que o cobertor ou edredom.

De acordo com a revista Forbes consta em um artigo do Jornal New York Times que estudos feitos com um número limitado de pessoas associam a utilidade do uso de meias a uma melhor qualidade do sono. 

Dr. Arthur Guerra, professor da Faculdade de Medicina da USP e da Faculdade de Medicina do ABC, contou à Revista que no primeiro momento ficou abismado e buscou informações com um colega especialista em sono quando ficou sabendo que o hábito de à noite calçar um par de meias possibilita um melhor conforto, relaxamento e seria uma forma de convite ao sono. O médico enfatizou que seria algo como, por exemplo, o conforto proporcionado pelo aroma de roupas de cama cheirosas ou um copo de leite quente.


Meias favorecem o sono. (Foto: Reprodução/ Creatives)


Guerra pontua que a ciência retrata que pés quentinhos emitem sinais para a área do cérebro responsável pelo sono, o que contribui para que a pessoa consiga adormecer mais rápido e acordar menos durante a noite.  Ainda de acordo com o professor da USP, o mesmo raciocínio é válido para ocasiões, as quais algumas pessoas colocam as mãos sob o corpo mantendo-as aquecidas ou para conseguir pegar no sono posicionam-as sob o travesseiro.

A dica passou a ser sugerida por Dr. Arthur aos seus pacientes que relataram ter conseguido dormir melhor com a sugestão. O professor contudo enfatiza que meias velhas não fazem milagres para pessoas com distúrbios graves ou complicados do sono. 

Concordando com o assunto, o neurofisiologista Francisco Puertas em entrevista à BBC explicou que a temperatura central do nosso corpo, para dormir, deve diminuir entre 0,5ºC e 0,8ºC, para sinalizar que é hora de se recolher.

A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos (NSF, na sigla em inglês) revela que "o processo de vasodilatação nas mãos e nos pés faz o calor se redistribuir por todo o corpo, preparando-o para o sono. Algumas pesquisas têm mostrado que, quanto mais há vasodilatação nas mãos e nos pés, menos tempo se leva para adormecer", cita o texto divulgado no site da fundação.

Vale lembrar que ao considerar o fato de que um terço da vida é vivido na cama torna-se necessário que haja nos quartos um ambiente propício ao relaxamento sendo realizada a chamada "higiene do sono" que é o conjunto de comportamentos que ajudam a induzir o sono podendo ser o uso de meias uma ótima dica.

 

https://lorena.r7.com/post/Covid-19-diminuicao-do-intervalo-da-dose-de-reforco-e-prejudicial-a-saude

https://lorena.r7.com/post/Anvisa-reforca-a-importancia-do-passaporte-da-vacina-contra-a-Covid-19-para-estrangeiros

https://lorena.r7.com/post/Beber-agua-durante-as-refeicoes-pode-melhorar-a-performance-mental-e-fisica


Um artigo publicado no Journal of Physiological Anthropology, em abril, descreve que em seis jovens observados em um estudo o uso de meias teve "efeitos positivos na qualidade do sono". Pesquisadores da Coreia do Sul, da Universidade de Seul, verificaram que o tempo para os participantes adormecerem diminuiu, as vezes que despertaram durante a noite reduziu e o tempo de sono alargou-se.

Uma análise em 2006, do Instituto de Neurociência da Holanda e da Universidade Vrije de Amesterdã, realizada com oito idosas, oito jovens e oito pacientes com distúrbios no sono obteve resultados semelhantes aos demais citados. Porém não necessariamente as meias colaboram para que todos durmam. 

"Em adultos, o início do sono foi acelerado com (o uso de) meias quentes ou neutras", concluiu a pesquisa  apontando que o método funcionou com pacientes que apresentavam insônia.

 

Foto Destaque: Meias podem favorecer a vasodilatação. (Reprodução/Getty Imagens).
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo