Colunista

Síndrome de Borderline: entenda como a síndrome afeta sua saúde

Muitos transtornos mentais podem alterar o humor ou até mesmo a personalidade da pessoa. Esse é um dos casos da Síndrome de Borderline. Entenda como essa síndrome afeta sua saúde e formas de tratamento.

17 Dez 2020 - 11h28 | Atualizado em 17 Dez 2020 - 11h28
Síndrome de Borderline: entenda como a síndrome afeta sua saúde  Lorena Bueri

A influencer e modelo Raissa Barbosa, participante de um reality show famoso da TV brasileira, teve seu nome relacionado a um transtorno de personalidade no programa. A participante sofre de uma síndrome chamada Borderline. Um tema muito interessante, mas ainda muito desconhecido tomou as redes sociais e os telespectadores. Mas afinal, o que é essa síndrome?

A Síndrome de Borderline, também conhecida como transtorno de personalidade Borderline, é um transtorno mental grave caracterizado por um padrão de instabilidade contínua no humor, no comportamento, autoimagem e funcionamento do corpo físico e mental. Quais as causas dessa síndrome?


raissa barbosa, a fazenda, carol narizinho, briga raissaRaissa perde o controle e avança em Carol Narizinho. (Foto: Reprodução/Internet)


A causa do transtorno de personalidades ainda não é compreendida por especialistas, mas o diagnóstico é feito com base nos sintomas. Os sintomas incluem:

►  Instabilidade emocional;

►  Sensação de inutilidade;

►  Insegurança;

►  Impulsividade;

►  Relações sócias prejudicadas, entre outros sintomas.

Além desses sintomas, é possível notar que há crises ou notáveis diferenças no comportamento do indivíduo, como agressão, autolimitação, comportamento antissocial - onde a pessoa procura evitar contato ou até mesmo tende a afastar pessoas próximas – comportamento autodestrutivo, hostilidade e irritabilidade. Em casos extremos, alguns aparentam tendência à suicídio e transtornos dissociativos.


Raissa conta como se controlava no reality, devido síndrome de Bordeline (Vídeo: Reprodução/Youtube)


Formas de tratamento

O tratamento se dá de uma forma multidisciplinar, com psicoterapia, terapia comportamental, dialética e muita ajuda familiar. Em alguns casos, a internação pode ser necessária.

‘Linha Tênue’, documentário que estreou no Discovery Channel e em outras plataformas streaming em agosto desse ano (2020), fala justamente sobre comportamentos humanos, no qual, principalmente no Capítulo 09, aborda a questão da síndrome de Borderline. O documentário ainda consta sobre a bipolaridade.

Além dos tratamentos tradicionais, o uso da Reprogramação Emocional e neurolinguística são recomendáveis. Técnicas de hipnose – comumente conhecidas como hipnoterapia – e uso da Inteligência Emocional também são possíveis métodos para o tratamento.


Bordeline, síndrome, raissa barbosa, a fazendaDocumentário do Discovery aborda sobre diversos transtornos mentais. (Foto: Reprodução/Internet)


A participante mencionada do reality, demonstrou sua irritabilidade ao ser eliminada do programa, onde se mostrou descontrolada. Não obstante, a participante melhorou quando os outros concorrentes do reality a acolheram, mostrando amor e compreensão por sua “dor”.

Portanto, fica a mensagem que, SE ELES PUDERAM ajudá-la, VOCÊ TAMBÉM PODE ajudar alguém, assim como procurar auxilio caso esteja passando pelos sintomas abordados aqui. Tudo isso sempre com paciência, acolhimento e amor. 

 

Foto destaque: Alguns transtornos podem fazer com que a pessoa mude de ânimo ou personalidade. (Reprodução/Internet)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo