Money

Grupo farmacêutico Raia Drogasil aposta nas vendas online

Grupo farmacêutico Raia Drogasil com crescente em vendas online na pandemia apostam em estratégias de marketing digital para otimizar suas vendas

3 min de leitura
03 Set 2021 - 15h15 | Atulizado em 03 Set 2021 - 15h15

Em diversos segmentos as vendas online tiveram aumentos significativos durante a pandemia no Brasil. O setor que se destaca com uma crescente significativa é o setor farmacêutico, no último ano a procura por artigos de saúde passou de 1% para 9%, em sites, mas a crescente maior foi de clientes via aplicativo que foi de 150mil clientes para 12 milhões.

Afim de ampliar, otimizar e de aproveitar o crescimento nas suas vendas nas plataformas o grupo RD uniu-se com a agência de marketing e consultoria digital a Zmes. Sobre a estratégia adotada pela rede o director de marketing Vitor Bertoncini explica para revista Forbes. "A RD tem uma execução de branding e performace complexa. São lojas físicas,marketplace,plataforma de saúde e operações em 24 estados no Brasil (...) Precisávamos investir nas melhores e mais eficientes práticas para alavancar a empresa", revela.


                                                    Aplicativo da drograria Raia (Reprodução/Instagram)


A  Zmes foi fundada por Marcelo Tripoli, ex- presidente e sócio da consultoria McKinsey, a empresa trabalha com times integrados em toda jornada do consumidor a partir  da tecnologia, criação e comprometimento com os resultados. Exatamente o ponto que a rede RD está procurando, justificando assim a escolha da rede farmacêutica para empresa Zmes que opera desde o ínicio de novembro de 2019.

Ao contrário que todos pensam sobre a rapidez no mundo tecnológio o processo foi demorado ,o grupo RD demorou 3 meses em processos de diagnósticos profundos segundo seu diretor de marketing. "Em três meses, analisamos a forma como estávamos investindo em marketing e o que merecia mais atenção. Estamos trabalhando para otimizar o retorno sobre investimento com uma visão mais regionalizada, específica para cada estado, cidade e, futuramente, para cada bairro", discorre.

 

Ler mais: Cortinthians anuncia parceria inedita com mercado Bitcon

Ler mais: Twitter pode ter nova função para criadores de conteudo

Ler mais: Artilheiro Gabigol lança 'loja própria' em parceria com o Mercado Livre

 

Após o processo demorado a empresa passou por um projeto de reestruturação interna. A Zmes promoveu uma integração, áreas específicas antes desintegradas começaram atuar de forma multifuncional. Para os executivos da RD os pontos principais foram as oportunidades de unir o marketing e a tecnologia, estratégia que já era usada pelas Startups que usam tecnologia e marketing para  atingir seus objetivos. Atualmente a Raia Drograsil consegue dectar o LTV, que é uma estimativa de quanto dinheiro o cliente gera para empresa por todo tempo que compra.

Recentemente a RD lançou um marketplace com 70 mil produtos para saúde, já dando indicios para seus próximos passos, que é a consolidação digital das operações, o investimento no processo de comunicação 'ominichannel' com o consumidor e intensificar o marketing digital, segundo Vitor Bertoncini.

 

(Foto Destaque: Logo da rede Raiadrogasil. Reprodução/Instagram)

Deixe um comentário