Money

Morre aos 77 anos, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da Caoa

Morre aos 77 anos, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da caoa. O empresário paraibano estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento.

16 Ago 2021 - 11h50 | Atualizado em 16 Ago 2021 - 11h50
Morre aos 77 anos, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da Caoa   Lorena Bueri

O fundador do grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, morreu na madrugada de sábado (14) aos 77 anos. O empresário paraibano estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e os filhos, afirmou em nota, a diretoria da Caoa, um dos maiores conglomerados de distribuição e produção de veículos da América Latina. 

 

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, Andrade fundou a Caoa em 1979, após comprar um Ford Landau em uma concessionária da marca, em Campina Grande - Paraíba. No entanto, a loja faliu antes da entrega do carro e ele decidiu comprar a empresa descontando o valor do automóvel, iniciando assim sua trajetória no empreendedorismo. 


 

Carlos Alberto de Oliveira Andrade ao ganhar o prêmio de Executivo do Ano em 2019 (Foto: Divulgação / CAOA)


 

Em menos de seis anos, Dr. Carlos, como era conhecido, se tornou o maior revendedor da Ford no Brasil. Em 1985, a Caoa abriu as portas em São Paulo e em 1992, se tornou a importadora oficial e exclusiva da marca Renault no país. Pouco depois, o Grupo que leva as iniciais de seu nome, passou a ser o importador e distribuidor oficial da marca japonesa Subaru e firmou uma parceria com a Hyundai. 

Com o crescimento dos negócios, a Caoa inaugurou uma fábrica em Anápolis no interior de Goiás em 2007. Batizado de Caoa Montadora de Veículos – Hyundai, o empreendimento de R$ 1,2 bilhão ficou conhecido pela produção dos modelos Tucson e i35, além do HR e HD. Em 2012, Carlos conquistou o título de Distribuidor do Ano pela matriz sul-coreana Hyundai Motor Company. 

 

Leilão com obras de Picasso estima arrecadar cerca de 100 milhões de dólares

O que as empresas varejistas estão fazendo para expandir na pandemia?

Banco do Brasil tem salto de 52% a mais no 2° trimestre de 2021

 

Em 2017, o empresário deixou a presidência da companhia e passou a atuar como Presidente do Conselho. No mesmo ano, a Caoa comprou o controle da montadora de veículos chinesa Chery, em um acordo de R$ 60 milhões, passando a se chamar Caoa Chery. Hoje a diretoria do Grupo Caoa é ocupada pelo engenheiro Marco Correia, atual CEO da Caoa. Em quatro décadas, a Caoa já superou a marca de mais de um milhão de veículos comercializados no Brasil. 

 


Leia na íntegra a nota de falecimento divulgada pela Caoa no dia 14 de agosto:  


 

“É com profundo pesar que informamos o falecimento do nosso fundador e Presidente do Conselho, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, na manhã de hoje. 

Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos. 

A empresa, de acordo com o plano de sucessão e governança, continua a ser gerida por seus atuais executivos, que lamentam o falecimento de seu fundador e se solidarizam com a família neste momento. 

Dr. Carlos foi médico e um empreendedor magistral, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da CAOA, como a Ford, a Hyundai, a CAOA CHERY e a Subaru, tendo se tornado um ícone para a indústria automobilística brasileira. 

O velório será hoje no cemitério do Morumbi a partir das 14:30, seguido do sepultamento às 17:30.” 

 

 

(Foto destaque: Morre aos 77 anos, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da Caoa - Reprodução / Caoa)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo