Money

Elon Musk poderá pagar 8 bilhões de dólares em impostos este ano

Na última terça-feira Elon Musk afirmou que ele pagaria mais impostos este ano do que qualquer norte-americano na história. Isso porque é possível que o bilionário pague mais de 8 bilhões de dólares ao governo federal.

20 Dez 2021 - 15h10 | Atualizado em 20 Dez 2021 - 15h10
Elon Musk poderá pagar 8 bilhões de dólares em impostos este ano Lorena Bueri

Na noite da última terça-feira (14), Elon Musk fez uma afirmação em seu Twitter um tanto quanto ousada, ele afirmou que pagaria mais impostos este ano do que qualquer norte-americano na história, e ele pode estar certo. O bilionário, que é uma das pessoas mais ricas do mundo, pode ter que pagar cerca de 8,3 bilhões de dólares ao governo federal na estimativa feita pela Forbes, com base em suas vendas de ações que movimentaram cerca de 13 bilhões de dólares até o dia 13 de dezembro deste ano.  

No ano passado, Jeff Bezos, fundador da Amazon chegou perto dessa marca logo depois de vender 10,2 bilhões de dólares em ações de sua varejista. As operações geraram um débito fiscal de quase 2,4 bilhões de dólares. Somente a Receita Federal, no momento, poderá dizer ao certo quem é o maior contribuinte da história americana. 


Elon Musk é CEO da empresa Tesla. (Foto: Reprodução/InfoMoney)


Nos anos anteriores, Elon pagou pouco ou nenhum imposto, de acordo com uma investigação feita pela agência ProPublica publicada em junho deste ano, o bilionário pagou 455 milhões de dólares em imposto de renda federal entre os anos de 2014 e 2018. Neste mesmo período, sua fortuna pessoal cresceu 13,8 bilhões de dólares. Em 2018, Elon não pagou nenhum dólar em imposto de renda, mas ele também não vendeu nenhuma ação da Tesla naquele ano.  

É provável que Elon tenha outras fontes de receita que contribuam para aumentar sua dívida com o fisco, ou que o bilionário esteja usando os prejuízos de outros negócios para pagar menos impostos, uma tática bastante comum entre outros super ricos. Neste ano, ele também vendeu mais de 5 mansões na Califórnia o que provavelmente gerou uma renda sujeita aos impostos.  

Em outubro, Elon escapou do Congresso norte-americano, quando o senador Ron Wyden (D-Ore) apresentou um plano de curta duração que coletaria os ganhos de capital não realizados das pessoas mais ricas da América. Segundo apuração da Forbes a medida custaria 29,8 bilhões de dólares a ele. Mas, no entanto, alguns dias depois o plano foi substituído por uma proposta menos radical. 

Como Elon não recebe um salário da Tesla e a empresa não paga nenhum ganho, ele não precisava pagar impostos ao Tio Sam, pelo menos não até começar a liquidar ações da Tesla em um ritmo sem precedentes em novembro. Sua dívida com o fisco pode ser ainda mais alta se o estado da Califórnia for atrás dele. Embora Elon tenha se mudado para o Texas em 2020, seu antigo estado poderia taxá-lo pelos valores que ele ganhou enquanto residia por lá. Pelos tributos estaduais e federais, Elon poderia ter uma carga tributária de cerca de 50%. O CEO da Tesla poderia pagar menos impostos este ano se doar ações da empresa, ou dinheiro, para sua fundação filantrópica, a Musk Foundation, ou para outras organizações que não tem fins lucrativos.  

https://lorena.r7.com/post/Avanco-da-Omicron-deixa-Bancos-Centrais-mundiais-aflitos

https://lorena.r7.com/post/De-acordo-com-Bill-Gates-as-reunioes-virtuais-daqui-a-tres-anos-serao-no-Metaverso

https://lorena.r7.com/post/Keanu-Reeves-debocha-de-NFTs-e-da-sua-opiniao-sobre-a-tecnologia


Os contribuintes declaram detalhadamente suas doações podem obter deduções. Documentos apresentados à comissão de valores mobiliários dos EUA mostram que Elon não doou nenhuma ação da Tesla em 2021. A última vez que o bilionário fez isso foi em dezembro de 2019, quando transferiu 11 mil ações da Tesla, avaliadas na época de 4,1 milhões de dólares para a sua fundação. Mas os impostos não param por aí. Se Elon cumprir sua promessa de vender 10% de sua participação na fabricante de carros, a Receita Federal dos Estados Unidos pode cobrar outros 7 bilhões de dólares dele. Até o momento ele vendeu quase 3,25 de suas ações.  

Ao todo, 2,65 bilhões de dólares viriam da incidência de tributos de ganhos de capital calculados a partir do preço das ações da Tesla em 15 de dezembro. Os 4,4 bilhões de dólares que restam seriam devidos se Elon exercer o restante de suas opções que expiram em agosto de 2022, considerando que a cotação da empresa se mantenha, as ações caíram quase 22% depois de atingirem o pico de 1.222 dólares em 1° de novembro deste ano.  

A postagem no Twitter da última terça-feira foi parte de um embate do bilionário com a senadora Elizabeth Warren, o último episódio da oposição do bilionário a políticos progressistas, que defendem mais impostos para os super ricos. Segundo a Forbes Elon não respondeu às perguntas sobre as suas obrigações fiscais.  

 

Foto destaque: Elon Musk. CNBC/ Reprodução/ Tecmundo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo