Beleza

Conheça os malefícios do álcool para a pele

O álcool é capaz de provocar grande destruição na pele se consumido em grande quantidade e com frequência. Além de causar desidratação, acelerando o envelhecimento, ainda pode desencadear a histamina, um tipo de inflamação

06 Jan 2022 - 17h05 | Atualizado em 06 Jan 2022 - 17h05
Conheça os malefícios do álcool para a pele Lorena Bueri

Se você almeja uma pele bonita e saudável, gasta com inúmeros produtos de skincare e procedimentos estéticos, saiba que todos os seus esforços podem estar indo por água abaixo graças ao consumo de álcool. As bebidas alcoólicas são verdadeiras vilãs para a pele, capazes de destruí-la, acelerando o seu envelhecimento. Confira os efeitos negativos da substância e como amenizá-los.


Mulher servindo vinho tinto (Foto: Reprodução/ Alvarez/ Getty Images)


Desidratação do tecido

O álcool afeta as membranas mucosas, desde o tecido cutâneo até o fígado e o pâncreas. Por isso, o primeiro efeito após a sua ingestão é a desidratação, já que ele acaba retirando todo o líquido existente na pele, o que resulta no surgimento de rugas e linhas de expressão. Uma mulher que consumiu álcool ao longo de 20 anos parecerá pelo menos 10 anos mais velha que uma mulher de idade semelhante que nunca bebeu, por exemplo.

 

Inflamação na pele

Sabe aquele rubor facial causado após o consumo de bebidas alcoólicas? Essa reação é chamada de histamina e se trata de uma inflamação no tecido. Após um longo período ingestão de grandes quantidades de álcool essa vermelhidão no rosto pode acabar se tornando acentuada.

 

Recuperação da cútis

Após o abandono do consumo de álcool, a pele é capaz de se regenerar como qualquer outro órgão graças a taxa de reidratação apresentada pelo corpo. Porém, é preciso ter em mente que depois de destruir o colágeno presente em no tecido dificilmente será possível recuperá-lo.

 

Escolha do drink

Se você vai beber, quanto mais clara for a cor de seu drink melhor. Bebidas como gin, vodka e tequila costumam sair do organismo mais rapidamente.

 

Dias alternados

Em uma pessoa de 20 anos, a bebida leva mais ou menos três horas para deixar o sistema, enquanto em uma de 40 anos, leve cerca de 33 horas. Então, tente minimizar a ingestão de álcool para no máximo duas vezes por semana. Quanto menor for o consumo, melhor será para a sua pele.

 

Foto destaque: Mulher com garrafa de bebida. Reprodução/ Peter Dazeley/ Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo